Como tirar o extrato de pagamento do INSS

O extrato do INSS nada mais é do que um documento incrivelmente importante para você fazer a conferência e assim averiguar todos os lançamentos que tenham sido feitos concernentes ao seu benefício. Saber como tirar o extrato de pagamento do INSS é fundamental então nesse sentido.

Com o progresso tecnológico, tornou-se plenamente possível averiguar tudo no conforto do próprio lar, sem a necessidade de se deslocar até algum estabelecimento autorizada para essa tarefa.

Para fazer isso, tudo o que você precisa é obter acesso a algum computador, tablet ou mesmo um smartphone e ter uma conexão razoável com a Internet. Com essas ferramentas em mãos, você poderá verificar tudo aquilo que os seus benefícios do INSS proporcionam a você.

Quem pode tirar extrato de pagamento do INSS?

Todos aqueles que forem beneficiários do INSS, aposentados e pensionistas tem a oportunidade de efetuar uma consulta ao extrato no INSS de modo gratuito e online, por meio do site oficial da Previdência. Essa é uma das muitas facilidades que a tecnologia nos proporciona.

Para tal finalidade, tudo o que você precisa acessar o site do Data Prev, por meio do seguinte endereço: www.dataprev.gov.br. Entrando lá, você necessita informar qual o número do seu benefício, a data de nascimento do beneficiário, nome completo do beneficiário e o CPF dessa pessoa em questão.

Como tirar o extrato de pagamento do INSS

Tirar seu extrato de pagamento INSS é simples, acesse o site e siga os passos.

Aqueles que são beneficiados, porém não tem nenhum acesso à Internet também podem usufruir, eles não ficam de fora dessa vantagem. Caso queiram, podem se dirigir a qualquer uma das agências bancárias da Caixa Econômica Federal e consultar o seu benefício.

Passo a passo para aprender como tirar o extrato de pagamento do INSS

Conforme já dissemos anteriormente, não é mais preciso comparecer pessoalmente a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal para consultar todas as informações sobre os seus benefícios e tirar um extrato de pagamento do INSS.

Você pode conseguir essa informação de forma gratuita, fácil, rápida e prática através da Internet. Desse modo, é possível verificar por intermédio de um histórico todos os movimentos relacionados aos seus benefícios e também, se assim o desejar, tirar um extrato de tudo isso.

A consulta e o extrato são completamente gratuitos e podem ser feitos a hora que você quiser, quando você quiser e de onde você quiser. Você pode ainda, se assim desejar e precisar, imprimir o extrato e guardar dentro de alguma pasta. Basta ter uma impressora para isso.

Vamos fornecer abaixo um passo a passo bem detalhado de como tirar o extrato de pagamento do INSS.

  • Passo 1

Acesse o site: www.meu.inss.gov.br

  • Passo 2

Irão aparecer diversos itens em sua tela.  Você deve clicar no item que consta a seguinte denominação: Extrato Previdenciário CNIS.

  • Passo 3

Você deve criar um login por meio do site Cidadão.br, pois apenas dessa forma é realmente possível realizar a autenticação e ter acesso ao documento almejado. Em uma janela que se abrirá, você deve dizer o seu CPF e informar a sua senha. Se porventura ainda não possuir essa senha, então clique em “cadastrar-se”.

  • Passo 4

Efetuar o cadastro no site Meu INSS leva apenas alguns poucos minutos. Com ele, você possuirá um login que permite a autenticação do acesso a quase todos os serviços oferecidos pelo órgão. Preencha o formulário com todos os seus dados, realize a confirmação de que você não se trata de um robô e clique em “Próximo”

  • Passo 5

O sistema do INSS fará algumas perguntas relacionadas a vida profissional do cidadão. Tudo respondido de maneira correta, será gerada uma senha a ser utilizada no primeiro acesso.

  • Passo 6

Você irá voltar para a página de login e fazer o seu login. Estando logado, deverá trocar a senha provisória por uma “definitiva”.

  • Passo 7

O extrato do INSS mostrará o nome de cada empresa que foi sua empregadora, o período que você trabalhou por lá, qual era o seu salário e a competência realizada. Para fazer o download e posteriormente e impressão, basta clicar no botão “Imprimir”.

Saber como tirar o extrato de pagamento do INSS é uma tarefa bastante simples. Ela apenas possui alguns detalhes que requerem cuidado, a fim de que a verificação dos seus dados seja bem sucedida.

Como tirar o extrato de pagamento do INSS
Avalie esse artigo: