Como tirar print no computador

Existem muitas situações onde para que nós possamos tomar certas providências é necessário tirar print no computador. O suporte técnico de algum provedor de internet, um técnico de informática, alguma conversa com um amigou ou até mesmo o caso em que sofremos algum tipo de cyberbullying ou ameaça nas redes sociais.

O print é uma ferramenta muito útil disponibilizada para os computadores, sejam eles desktops (aqueles famosos computadores de mesa, com CPU e afins) e os notebooks. Sua vida pode ser muito facilitada com essa prática.

Nesse artigo, nós explicaremos um passo a passo detalhado sobre como tirar um print no computador. Leia com atenção!

O que é um print no computador?

o que e print

O print no computador nada mais é do que uma espécie de comando, onde se aperta um determinado botão no teclado. Com essa ação, a máquina faz a captura da tela do computador, exatamente como ela está. Tudo o que estiver na tela naquele momento é captado com essa ação.

Toda a imagem da tela será imediatamente copiada para dentro da memória interna do seu sistema operacional. Qualquer sistema operacional, seja ele MacOS, Linux ou Windows tem esse recurso disponibilizado. Ou seja, independente de qual seja a marca do seu computador, ele irá armazenar as imagens obtidas através do print.

O print no computador é um processo muito simples e que pode ser realizado por meio de teclas de atalho no teclado. Outra maneira é com a ajuda de um utilitário.

Aliás, por se falar em tecla, existe uma tecla no teclado cujo nome é Print Screen. Ela é bastante comum. No Windows, quando essa tecla é acionada, ela promove a captura em formato de imagem tudo aquilo que está presente na tela, com exceção do ponteiro do mouse. Após essa captura, a imagem fica copiada na área de transferência.

Passo a passo de como tirar print no computador

Vamos fornecer abaixo um passo a passo bem detalhado sobre como tirar print no computador.

Como tirar print no computador

  1. Se você observar o canto superior direito do teclado do seu computador, há uma tecla com a seguinte inscrição “Prt Sc” (print screen). Para tirar print no computador, basta apertar essa tecla. Lembre-se que quando você faz isso o seu PC não emite nenhum tipo de som, um sinal de “impressão de tela”. Mas fique tranquilo, pois a imagem é capturada.
  2. Uma vez que a imagem já foi capturada, você deve abrir algum programa que permita a edição de imagens. Pode ser o Paint ou mesmo o Word, que possui o recurso de inclusão de imagens. Para isso, clique no botão Iniciar do seu Windows, procure o Paint ou Word na lista e clique nele para selecionar.
  3. Quando o programa de edição de imagem tiver sido escolhido, agora você precisará colar a imagem. Há basicamente duas formas de fazer isso: a primeira é você clicar com o botão direito do mouse e logo em seguida clicar na opção Colar. A segunda opção, que pode ser ainda mais rápida, é apertar as teclas “Ctrl+V”. Pronto, a imagem estará colada.
  4. Caso você queira fazer alguma modificação na imagem, pode fazer à vontade. Nesse caso, recomendamos fortemente que opte pelo Paint, pois ele é direcionado para a manipulação de imagens. Você pode aumentar ou diminuir as dimensões, colocar setas, riscar, enfim, fazer o que quiser.
  5. Feita a colagem e as eventuais alterações, você precisa salvar a imagem. Para essa finalidade, clique na opção Arquivo, situada no canto superior esquerdo da tela e selecionar as opções Salvar ou Salvar Como.
  6. Escolha o local no PC onde quer salvar a imagem, dê um nome a ela e indique qual o formato de arquivo desejado.

Viu só como é bem simples tirar print no computador? Anote o passo a passo daqui aqui e logo você saberá como tirar um print no computador de forma fácil e rápida.

Como tirar print no computador
Avalie esse artigo: