Como Tomar Pílula Anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais usados pelas mulheres. Mas, como todo medicamento, existem diversos tipos de pílulas com várias dosagens de hormônios que inibem a ovulação. O importante mesmo é que este medicamento seja indicado pelo seu médico, respeitando as limitações do seu organismo e sendo eficiente quando o assunto é prevenir uma gravidez indesejada.

Por ser um medicamento a pílula só deve ser tomada segundo a orientação de um médico, pois ele lhe indicará qual o melhor tipo de pílula para o seu organismo.

A primeira regra de uso da pílula é seguir as recomendações indicadas pelo fabricante. Por que quando tomada da maneira errada além de acarretar uma gravidez, pode gerar efeitos colaterais. Por isso, não deixe de ler a bula da pílula anticoncepcional.

Os anticoncepcionais são vendidos em cartelas de 21 e 28 pílulas. Vale ressaltar que na cartela de 21 pílulas a mulher tem um intervalo de 7 dias, que é o tempo que ela tem para menstruar. Já na cartela de 28 pílulas o tratamento é feito sem interrupções.

Mesmo com as recomendações do fabricante lembre-se de procurar um médico. Para maior eficácia procure tomar as pílulas no mesmo horário, todo dia. Uma ótima dica para não esquecer é tomar na hora do almoço ou antes de dormir, por exemplo. Lembrando que a pílula anticoncepcional previne a gravidez, mas não tem eficácia contra doenças sexualmente transmissíveis. Sendo assim, use camisinha.