Como tratar a sarna em casa

A escabiose, também conhecida como sarna, é um problema bastante corriqueiro nos animais domésticos, mas também pode passar para os humanos. Essa doença contagiosa é provocada por um acaro, capaz de infectar tudo que estiver ao seu redor. Saiba agora mesmo mais sobre esse assunto e confira alguns tratamentos caseiros para sarnas.

Como tratar a sarna em casa

Como tratar a sarna em casa

☰ CONTEÚDO

Manifestações clínicas

A manifestação clinica do quadro de sarna é muito sugestivo e costumam causar bastante irritação as pessoas ou animais infectados. Entre os sintomas mais comuns da sarna estão:

  • Descamação da pele
  • Feridas resultados do ato de coçar
  • Erupções puntiformes na pele
  • Prurido cutâneo intenso, principalmente nas partes mais quentes do corpo, como as axilas, tronco e região intima. As coceiras tendem a aumentar no período noturno, uma das características da doença.

Tratamento para sarna

É importante começar o tratamento imediatamente após saber o diagnostico de sarna, para prevenir e evitar a propagação da doença e banir o risco de contaminação, assim como diminuir o risco de complicações, como a infecção secundária. Saiba agora mesmo como cuidar da sarna:

Como tratar a sarna em casa

Como tratar a sarna em casa

  • Leve imediatamente todos os tecidos que tem na casa, como cortinas, tapetes, almofadas e demais.
  • Passe produtos e medicamentos apropriados para a sarna, mas consulte o medico antes de aplicar. O óleo de girassol é uma boa opção.
  • Peça ao medico anti-histamínico, que ajuda no controle do prurido.
  • Tome cuidado para que todos os contatos intradomiciliar iniciem o tratamento.

Receitas caseiras para sarna

Confira agora mesmo algumas receitas para o combate da sarna humana. As principais receitas populares são:

Banho de alecrim

O banho de alecrim é uma boa ideia para as pessoas que estão com sarna humana. Para fazer essa receita caseira não é nada difícil, basta colocar algumas folhas de alecrim em uma panela com tampa e deixar ferver por dez minutos. Logo em seguida é necessário que coe as folhas e acrescente meio litro de água fria, para obter uma mistura morna e menos concentrada.

Como tratar a sarna em casa

Como tratar a sarna em casa

Aplicar o produto é bem fácil, basta apenas que você passe todo ele pelas regiões afetadas e deixe a mistura seque com o tempo. Esse procedimento deve ser repetido por três vezes ao longo do dia, ate que tido tenha sumido.

Massagem com azeite

Tome de 2 a 3 banhos diários e em seguida com o auxilio de uma gaze ou algodão, aplique o azeite de oliva em toda região da pele afetada.

Como tratar a sarna em casa

Como tratar a sarna em casa