Como tratar obesidade infantil – Dicas de dieta

Como tratar obesidade infantil – Dicas de dieta

 

Como-tratar-obesidade-infantil-Dicas-de-dieta-3

 

É cada vez mais comum encontrarmos crianças acima do peso, apesar da pouca idade. A dificuldade encontrada pelos pais de como tratar obesidade infantil está em vários fatores, sobretudo àqueles que não estão no controle da família: como a escola, os lanches feitos pelas crianças em passeios, entre muitas outros.

Na verdade, a obesidade infantil é uma questão muito delicada, mas que pode ter grande parte do problema resolvido a partir da mudança dos hábitos alimentares, não só das crianças, como de toda a família.

 

Como-tratar-obesidade-infantil-Dicas-de-dieta-1

É possível tratar obesidade infantil

 

Alimentar-se de maneira adequada é uma prática a ser buscada não somente pelas crianças, mas por toda a família. As principais causas da obesidade infantil são: sedentarismo, erro alimentar e o estresse da correria do dia-a-dia, por isso, é preciso que os pais fiquem atentos ao comportamento das crianças. Outro fator importante é a insistência dos pais em fazer com que os filhos comam mais do que o necessário, essa preocupação exagerada, pode fazer com que as crianças acabem comendo demais, incentivando o problema da obesidade infantil.

Esse problema tem tratamento: em alguns casos é possível obter resultados com mudanças de hábito simples, no entanto, em alguns casos é preciso a intervenção médica, com a ajuda de dietas para que a criança chegue ao peso compatível com a idade e com a altura.

 

Como-tratar-obesidade-infantil-Dicas-de-dieta-2

Dicas de dieta para combater obesidade infantil

 

A dieta para as crianças não é muito diferente das indicações dos médicos feitas aos adultos, como, por exemplo, a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia. Na dieta para a perda de peso a eliminação dos alimentos gordurosos é primordial: as batatas fritas e fast food tão desejadas pelas crianças devem ser abolidas e, em seu lugar, a ingestão de frutas e verduras é essencial para tornar a alimentação saudável.

Outro vilão para as crianças é o açúcar simples, que está presente em praticamente todos os doces, guloseimas e refrescos que as crianças adoram. Por isso, o consumo desses alimentos deve ser moderado e supervisionado pelos pais. Assim como acontece com o açúcar, o excesso de sal é prejudicial à saúde, e seu consumo deve ser limitado a 5g por dia, para evitar a retensão de líquidos.

Mas as grandes dicas estão em duas ações simples: tomar um café da manhã reforçado, já que é essa refeição a mais importante do dia; envolver toda a família na dieta saudável para estimular as crianças que se espelham nos mais velhos e, com isso, irão adquirir bons hábitos alimentares.

 

Como-tratar-obesidade-infantil-Dicas-de-dieta