
A pneumonia é uma infecção nos pulmões causada por fungos, bactérias e por reações alérgicas que manifesta-se através de tosses e febre alta. A pneumonia se caracteriza pela acumulação de muco nos pulmões, isso faz com que as pessoas tenham grande dificuldade de respiração e dores no peito, já que ele bloqueia as vias respiratórias. A doença atinge principalmente crianças, já que a pneumonia é a principal causa de morte de crianças em todo o mundo, também não deixa de atingir adultos e idosos. Para ficar ciente dos sintomas, fatores de riscos e como tratar pneumonia fique atento no informativo que preparamos a seguir.
Sintomas da Pneumonia

Existem diversos tipos de pneumonia, entre os mais comuns estão: Pneumonia provocada por vírus, por fungos, por bactérias e a pneumonia química (intoxicação por substância ou fumaça). Os sintomas da pneumonia são manifestados por:
- Febre alta
- Tosse
- Dor no tórax
- Alterações da pressão arterial
- Confusão mental
- Mal-estar generalizado
- Falta de ar
- Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada
- Fraqueza
Se apresentar os sintomas da pneumonia citados acima procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação. O Diagnóstico da doença é realizado por meio de exame clinico, como auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são responsáveis pelo diagnóstico das pneumonias.
Tratamento de Pneumonia

O tratamento da pneumonia é realizada por meio de antibióticos e também por exercícios de respiração. A melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias depois do início do tratamento. Em casos extremos, no caso de pessoas idosas, decorrente de febre alta e apresentações clinicas da própria pneumonia, a internação hospitalar pode fazer-se necessária. De maneira geral o tratamento da doença é simples e pode ser realizado na própria residência.
Em alguns casos específicos, exercícios de respiração profunda e terapia para eliminar secreções são boas técnicas para prevenir ou curar a pneumonia em pacientes debilitados, acamados, paralisados, inconscientes ou que apresentam uma doença que compromete o sistema imunológico.
Como Prevenir a Pneumonia

A pneumonia pode ser prevenida com algumas medidas simples no cotidiano, como por exemplo: evitar ambientes que possuam ar-condicionado, pois deixam o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; resfriados mau cuidados e mudanças bruscas de temperaturas são vilões para o aparecimento da doença; e também o consumo de álcool e fumo são agentes que interferem diretamente no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório, facilitando assim a entrada de fungos e bactérias. São medidas simples de grande importância na luta contra a pneumonia.