A queloide nada mais é do que proliferação exagerada de células durante a cicatrização. Isso pode acontecer depois de alguns machucados, tatuagem ou principalmente após processos cirúrgicos. Embora esse problema tenha uma relação genética para o desenvolvimento do problema, tem formas e receitas caseiras para prevenir e tratar o aparecimento dessas cicatrizes tão grossas. Saiba agora mesmo mais sobre esse assunto, veja dicas de tratamento caseiro para o queloide.
Queloides e suas causas
As queloides são formadas na hora da cicatrização, o crescimento excessivo do tecido, deixa o local com uma cicatriz mais gordinha, grossa. As queloides podem surgir devido a ferimentos na pele como:
- Queimaduras;
- Acnes;
- Furos na orelha;
- Cortes cirúrgicos;
- Feridas traumáticas;
- Arranhões;
- Locais de vacinação.
Esse mal é algo muito comum entre pessoas com a idade de 10 a 20 anos e a maioria dos casos tem origem genética.
Sintomas de queloide
- Sempre são formadas em cima de machucado ou ferimento;
- No geral podem ser vermelha, rosada ou ter cor da pele;
- Apresenta protuberâncias ou sulcos;
- Enquanto tiver se formando a lesão pode coçar bastante.
Tratamento caseiro para queloide
Conheça agora mesmo algumas receitas de tratamentos caseiros para prevenir e diminuir as queloides:
1 – Pó de sândalo com água rosa: pegue esses ingredientes e faça uma pasta, após ter feito aplique sobre o problema todas as noites até que o volume comece a reduzir.
2 – Suco de limão: misture em um copo 1 colher de sopa de água de rosas, 2 porções de suco de limão e 1 colher de sopa de terra. Aplique essa mistura e massageie por algum tempo, deixe a misturar agir por no mínimo 10 minutos, leve com água fria. Esse procedimento deve ser realizado ao menos três vezes por semana.
3 – Outros tipos de tratamento: massageie a queloide com suco de limão ou mel. Outra boa opção é vinagre de maçã diluído em água ou óleos essenciais de calêndula, também passe o produto fazendo massagem, isso faz com que acelere o tratamento. Cuidado não exponha o ferimentos ao sol após esses tratamentos, pois poderá aparecer manchas.
4 – Alimentos: alem de fazer aplicações de soluções diretamente na cicatriz, é fundamental fortalecer o sistema imunológico, ingerindo bastante alimentos que sejam ricos em vitaminas C e E. Essas receitas agem diretamente na pele, enquanto a vitamina E restaura a pele e a C age no colágeno.