Cruzando o mundo com o Yahoo!

travessia2Beto Pandiani e Igor Bely, dois velejadores que decidiram cruzar o Pacífico a bordo de um barco a vela sem cabine.

O barco chama “bye bye Brasil”. O único “apoio” que terão na viagem é do Yahoo! O que me parece muito estranho. Vejamos:

Como é feito o apoio

Yahoo! Respostas: O que você faria antes de uma viagem do Chile até o Tahiti em um Catamarã?

O que devo levar numa viagem de Catamarã do Chile até o Tahiti?

São algumas das perguntas que você encontra por lá. Dessa forma, os usuários do serviço podem interagir um pouco com os viajantes, perguntar coisas novas e responder outras.

Mas convenhamos, qual o objetivo mesmo dessas perguntas? Que fruto isso pode dar? Me parece mais uma maneira qualquer que arranjaram para aproveitar o serviço.

Aliás, todo mundo já sabe que a resposta para todas as perguntas é 42.

 

Blog da travessia: Nada mais óbvio que um blog para dizer o que anda acontecendo com a dupla. Acontece que o blog é escrito por terceiros. Óbvio, já que os dois estão em alto mar. Mas isso tira todo o ar pessoal de um blog. São só notícias de coisas que aconteceram com os dois, escritos na terceira pessoa. Notícias desse tipo poderiam muito bem ter sido feitas através da própria home, com as “últimas novidades”.

[update] O Fábio disse que mesmo em alto mar eles terão acessa a internet. Só não entendo o porquê do blog continuar sendo narrado em terceira pessoa. Eles mesmos poderiam escrevê-lo. [/update]

 

Flickr: Eis um serviço que parece me encaixar muito bem na travessia. Postar fotos da viagem e deixar aberto aos comentários. Eis algumas coletadas de lá:

travessia1  travessia3

Yahoo Grupos: Um grupo do Yahoo! para discutir …. não sei o que. Apenas 15 22 membros cadastrados e só 1 2 mensagens até agora (dia 13, 23:57). Tudo bem que o site e a campanha foram lançadas apenas hoje de manhã (dia 12), mas não vejo muita utilidade nesse serviço, assim como no Yahoo! Respostas, no caso dessa viagem.

 

Conclusão

É muito bacana o apoio do Yahoo! Tentando mostrar na prática como os seus serviços podem te ajudar no dia a dia. Mas receio que nesse caso, com exceção do Flickr, não tenha caído muito bem. Um dos problemas é que uma vez que a aventura é em alto mar, e os dois velejadores não conseguem ter acesso a Web, essa ‘parceria’ fica extremamente limitada.

[update] Além dos serviços do Y!, eles contarão com um computador a prova d’água e de choques, desenvolvido especialmente para a dupla pela Semp Toshiba. Enviarão diariamente notícias para o blog, como um diário de bordo, com fotos e vídeos.

A conexão será feita por celular, via satélite.

Uma das coisas mais interessantes é o fato do barco contar com energia solar via painéis, totalmente auto-sustentável. E ecológico 🙂 [/update]

Talvez a intenção do Yahoo! tenha sido exatamente mostrar como mesmo alguém em alto mar pode contar com seus serviços. Ou não.

De qualquer forma, boa sorte aos dois malucos que vão encarar essa viagem.

Ps: Obrigado Fábio pelas atualizações e correções!

[tags]travessia, Yahoo, serviços web, Semp Toshiba[/tags]

Cruzando o mundo com o Yahoo!
Avalie esse artigo:

6 Comments - Add Comment

Reply