Cruzando o mundo com o Yahoo!

travessia2Beto Pandiani e Igor Bely, dois velejadores que decidiram cruzar o Pacífico a bordo de um barco a vela sem cabine.

O barco chama “bye bye Brasil”. O único “apoio” que terão na viagem é do Yahoo! O que me parece muito estranho. Vejamos:

Como é feito o apoio

Yahoo! Respostas: O que você faria antes de uma viagem do Chile até o Tahiti em um Catamarã?

O que devo levar numa viagem de Catamarã do Chile até o Tahiti?

São algumas das perguntas que você encontra por lá. Dessa forma, os usuários do serviço podem interagir um pouco com os viajantes, perguntar coisas novas e responder outras.

Mas convenhamos, qual o objetivo mesmo dessas perguntas? Que fruto isso pode dar? Me parece mais uma maneira qualquer que arranjaram para aproveitar o serviço.

Aliás, todo mundo já sabe que a resposta para todas as perguntas é 42.

 

Blog da travessia: Nada mais óbvio que um blog para dizer o que anda acontecendo com a dupla. Acontece que o blog é escrito por terceiros. Óbvio, já que os dois estão em alto mar. Mas isso tira todo o ar pessoal de um blog. São só notícias de coisas que aconteceram com os dois, escritos na terceira pessoa. Notícias desse tipo poderiam muito bem ter sido feitas através da própria home, com as “últimas novidades”.

[update] O Fábio disse que mesmo em alto mar eles terão acessa a internet. Só não entendo o porquê do blog continuar sendo narrado em terceira pessoa. Eles mesmos poderiam escrevê-lo. [/update]

 

Flickr: Eis um serviço que parece me encaixar muito bem na travessia. Postar fotos da viagem e deixar aberto aos comentários. Eis algumas coletadas de lá:

travessia1  travessia3

Yahoo Grupos: Um grupo do Yahoo! para discutir …. não sei o que. Apenas 15 22 membros cadastrados e só 1 2 mensagens até agora (dia 13, 23:57). Tudo bem que o site e a campanha foram lançadas apenas hoje de manhã (dia 12), mas não vejo muita utilidade nesse serviço, assim como no Yahoo! Respostas, no caso dessa viagem.

 

Conclusão

É muito bacana o apoio do Yahoo! Tentando mostrar na prática como os seus serviços podem te ajudar no dia a dia. Mas receio que nesse caso, com exceção do Flickr, não tenha caído muito bem. Um dos problemas é que uma vez que a aventura é em alto mar, e os dois velejadores não conseguem ter acesso a Web, essa ‘parceria’ fica extremamente limitada.

[update] Além dos serviços do Y!, eles contarão com um computador a prova d’água e de choques, desenvolvido especialmente para a dupla pela Semp Toshiba. Enviarão diariamente notícias para o blog, como um diário de bordo, com fotos e vídeos.

A conexão será feita por celular, via satélite.

Uma das coisas mais interessantes é o fato do barco contar com energia solar via painéis, totalmente auto-sustentável. E ecológico 🙂 [/update]

Talvez a intenção do Yahoo! tenha sido exatamente mostrar como mesmo alguém em alto mar pode contar com seus serviços. Ou não.

De qualquer forma, boa sorte aos dois malucos que vão encarar essa viagem.

Ps: Obrigado Fábio pelas atualizações e correções!

[tags]travessia, Yahoo, serviços web, Semp Toshiba[/tags]

6 comentários

  1. Fabio

    Olá tonobohn,

    Na verdade eles terão sim acesso à internet do barco, isso é o que torna o projeto interessante, através do site quem estiver de fora vai poder se aproximar bastante do dia-a-dia deles.
    Eles utilizarão uma parafernália tecnológica súper avançada, não somente para nos atualizar do que está acontecendo lá, mas também por motivos de segurança, afinal eles velejarão 17.000 km num barco aberto, sem qualquer embarcação de apoio.

    abraços!

  2. tonobohn Autor do post

    Olá Fabio,

    Você pode explicar como se dá esse acesso à web no meio do Pacífico? Fiquei bem curioso.
    Obrigado pelo comentário. Vou atualizar o artigo em breve com suas colocações.

    Abraço!

  3. Fabio

    Eles levarão um computador à prova dágua e de choques desenvolvido pela Semp Toshiba especialmente para eles, irão enviar para o blog diariamente o diário de bordo, fotos e vídeos através de um telefone celular via satélite. O barco deles tem energia elétrica via painéis solares o um dínamo que gira embaixo d’água.

    abraços

  4. tonobohn Autor do post

    Fabio,

    Atualizado, segundo suas informações.

    Obrigado e abraço!

  5. beto Pandiani

    Olá Tonobhon, tudo bem. Encontrei o seu blog por acaso e talvez eu possa te ajudar a responder algumas dúvidas.

    Usamos internet via satelite, usando um tel chamado Thrane Thrane sistema Imarsat C de banda larga conjugado com o Notebook Semp Toshiba a prova de agua desenvolvido especialmente para nós. Assim mesmo a 1500 milhas da costa do Chile podíamos navegar nao somente no nosso catamaram.

    Um abraço
    Beto Pandiani

  6. tonobohn Autor do post

    Olá Beto! Muito legal ter você comentando por aqui.

    Que tecnologia danada, hein? O Fábio do Yahoo já havia esclarecido algumas coisas pra gente. A iniciativa é bem interessante.

    Grande abraço e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *