Cuide bem da sua voz

A voz é ferramenta de comunicação primária, muito usam a voz para trabalhar e é preciso cuidar bem das suas cordas vocais. Porém, o que muitos não sabem é que cuidados básicos com a voz devem ser feitos no dia a dia. Confira a seguir algumas dicas para manter e cuidar a saúde da voz.

Cuidado com a voz (Foto: Divulgação)

Cuidado com a voz (Foto: Divulgação)

Beba bastante água para cuidar da voz

Beber 2,5 litros de água diariamente é um processo que faz bem para o corpo todo, incluindo para a voz.  A dica para que a saúde da voz fique e dia é colocar limão da água. A fruta é adstringente e ajuda a manter a garganta hidratada.

Exclua maus hábitos da sua vida

Bebidas geladas em dias quentes, exagerar no consumo de bebidas alcóolicas, fumar e falar durante prática de exercícios físicos é algo que acaba minando a saúde da voz. Gritar, sussurrar e dar aquela pigarreada, também lesionam as cordas vocais.

Cuidado com o que come

Condimentos e gorduras prejudicam a saúde da voz. Ingestão de chocolate deve ser moderada no dia que precisar usar muito sua voz e se expressar claramente. Produtos lácteos e suco de laranja também prejudicam a voz, já a maçã ajuda a exercitar a musculatura.

Cuide de verdade da sua voz (Foto: Divulgação)

Cuide de verdade da sua voz (Foto: Divulgação)

Exercícios com a voz

Aprenda a fazer exercícios vocais:

1. Espreguice ao acordar, com aquele bocejo forte e gostoso. Após isso, alongue o pescoço segurando a posição por 20 segundos. Puxe a cabeça para um lado, na direção dos ombros e segure por um tempo. Faça o mesmo com a cabeça para o outro lado. Coloque as mãos na nuca (com os cotovelos abertos) e empurre a cabeça para frente. Olhe para o teto e coloque o dedão embaixo do queixo, dando uma empurrada.

 

2. Nesse exercício a indicação é abrir e fechar a boca, jogando o queixo para baixo e deixando a língua bem relaxada. Faça isso por 30 segundos na primeira semana de exercício. Depois, faça a atividade durante um minuto.

 

E uma ultima dica: se perder a voz, durma bem, fale pouco e beba bastante água (sem ser gelada).

Cuide bem da sua voz
Avalie esse artigo: