Decoração de festa junina para sala de aula infantil

O mês de junho já se aproxima e, com ele, chegam as festividades e os temas que estão presentes em todas as esferas da sociedade com decorações juninas no comércio em geral, salões de festa e nas escolas. É comum encontrar elementos de festas juninas utilizados para enfeitar as salas de aulas e fazer a alegria da criançada de todas as idades.

Painel para decoração de festa junina (Foto: divulgação)

Painel para decoração de festa junina (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Dicas para enfeitar sala de aula infantil

Principal é saber que não é primordial ter muitos recursos, pois os enfeites podem ser feitos, até mesmo, com materiais recicláveis como garrafas PET. Uma boa ideia é fazer as bandeirinhas com papel de presente usado ou, até mesmo, páginas de jornal. Basta recortar os papeis no molde das bandeirinhas e pendurar as decorações de festa junina pela sala de aula. O resultado é um ambiente alegre, colorido e motivado para as festas juninas.

Bandeirinhas feitas com papel de presente usado (Foto: Divulgação)

Bandeirinhas feitas com papel de presente usado (Foto: Divulgação)

Outra sugestão que pode ficar um pouco mais cara é a produção de painéis feitos em EVA para enfeitar as paredes. As peças podem conter outros materiais, como palitos de sorvete ou palha, e serem produzidas pelas próprias crianças, proporcionando uma atividade saudável e criativa, que pode resultar em uma bonita recordação das festas juninas.

Painel em EVA (Foto: Divulgação)

Painel em EVA (Foto: Divulgação)

 

Decore usando a imaginação!

Existem muitos motivos para se inspirar: fogueiras, balões, bandeirinhas, caipiras caracterizados com as pintinhas no rosto e um estiloso chapéu de palha, espantalhos e muitos outros, que remetem à vida do campo e aos hábitos das pessoas que vivem nas áreas rurais.

Mas nessa história, o que vale mesmo é a imaginação! Com canetas coloridas, lápis de cor ou tinta guache, as crianças podem ajudar a criar a decoração junina de suas salas de aula retratando as festas, cada uma mostrando como vê essa tradição, o que, com certeza, irá resultar em um trabalho muito rico, devido à imaginação das crianças e à imensidão cultural que é possível encontrar nos diversos tipos diferentes de festas juninas existentes pelo Brasil.

 

Espantalhos decoram as salas de aulas na época das festas juninas (Foto: Divulgação)

Espantalhos decoram as salas de aulas na época das festas juninas (Foto: Divulgação)