Diamante Perde o Trono de Dureza!

Estou fazendo uma pequena mudança no site agora. Sempre tive interesse em novidades tecnológicas, mas não só na área de informática. Tudo relacionado a ciência, seja física, química ou biológica me interessa. Portanto, começarei a colocar artigos na nova categoria de Inovações Tecnológicas, pois acho que muitos leitores se interessam por curiosidades relacionadas.

Para inaugurar, segue o artigo sobre um novo material criado, mais duro que o diamante. Espero que gostem das novidades!

———————————————————————————————————-

Todo mundo sabe que o diamante é o material mais duro do mundo, certo? Não mais..

Cientistas das universidades de Washington e Wisconsin-Madison, ambas nos Estados Unidos, e da Universidade Ruhr Bochum, na Alemanha, criaram um material misturando partículas do mineral titanato de bário e estanho fundido.

Como?

Misturando estanho, aquecido a cerca de 300? C, com pedaços de titanato de bário. “As partículas têm cerca de um décimo de milímetro de diâmetro cada uma e foram dispersos de forma homogênea ao longo do estanho utilizando-se uma sonda ultrasônica.

Quando os lingotes do novo compósito se resfriaram, amostras retangulares e cilíndricos de 3 centímetros de comprimento e 2 milímetro de diâmetro foram testados quanto à sua dureza. A resposta das amostras à dobra foi testada colando-se uma de suas pontas a uma barra de suporte e a outra a um magneto com um pequeno espelho anexo.”

Qual a utilidade?

Talvez para a construção de coberturas anti-choque. “Você será capaz de fazer um amortecedor regulável que transmita força muito bem sob determinadas condições mas que se comporte de forma diferente e seja mais suave no restante do tempo,” diz Spearing.

Fonte: Inovação Tecnológica

One Response

Add Comment