Web
Analytics

Dicas caseiras para eliminar o chulé

Dicas-caseiras-para-eliminar-o-chule-2

O tipo de meia e a má conservação de seu calçado são fatores causadores de mau odores

Qualquer pessoa pode ter o desprazer de passar por situações desagradáveis e incômodas como por exemplo o chulé. Quem tem morre de vergonha, mesmo para experimentar um calçado novo antes de comprar ou dividir o quarto com um amigo, é algo muito complicado que abala a autoestima de qualquer pessoa. O mau cheiro nos pés pode ser causado por diversos fatores como suor excessivo aliada ao material e estado de conservação dos calçados também influencia o aparecimento do odor ruim, assim como o tipo de meia que você usa. Se você está cansado de passar vergonha na frente das pessoas e desse problema que parece não ter fim, conheça algumas receitas e dicas caseiras para eliminar o chulé.

O Que Causa o Chulé?

Dicas-caseiras-para-eliminar-o-chule-3

O chulé é causado pelo suor excessivo na sola dos pés, aliada pela falta de higiene. Atinge pessoas de todas as idades.

Antes de conhecermos dicas caseiras para eliminar o chulé, devemos saber quais são as causa deste problema que atinge grande parte da população. Também chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na sola dos pés, aliada pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O Chulé aparece tanto em homens quanto em mulheres, devido ao uso de sapatos fechados, o que aumenta as chances das bactérias e fungos se proliferarem. Mesmo chinelos abertos de borracha e plástico podem causar o problema, pelo fato desses materiais concentrarem mais calor e umidade e, consequentemente, aumentar o mau cheiro.

Receitas Caseiras para Eliminar o Chulé

Dicas-caseiras-para-eliminar-o-chule-1

Conheça receitas caseiras para eliminar o chulé

Para acabar de vez com esse problema, basta atribuir algumas simples e fáceis receitas caseiras para eliminar o chulé. Para fazer a primeira receita caseira, você precisará de água quente, 3 limões, cascas dos limões picadas, 3 colheres de Leite de Rosas (encontrado em mercados e farmácias) e 2 colheres de sal. Coloque a água quente em uma bacia até cobrir completamente os pés. Após isso acrescente os outros ingredientes. Deixe seus pés em repouso nessa solução por cerca de 20 minutos, esfregando neles as cascas dos limões. Passado o tempo, lave bem os pés com sabonete neutro.

Outro método eficaz contra o chulé são os produtos antisséptico bucal, isso mesmo, aqueles para fazer bochecho e deixar o hálito mais fresco. O segredo está na substância chamada thymol, responsável por matar todas as bactérias que provocam o odor. Para fazer a solução caseira para eliminar o chulé, misture 1/4 de xícara (chá) de antisséptico bucal com uma quantidade de água suficiente para cobrir os pés e deixe-os de molho por 20 minutos.

Dicas caseiras para eliminar o chulé

Dicas-caseiras-para-eliminar-o-chule

O uso de talco para os pés absorve a umidade e pode prevenir o chulé

Além das receitas caseiras para eliminar o chulé, é preciso redobrar os cuidados com a higiene. Dessa forma, você acaba com a umidade dos pés dificultando a ação de fungos e bactérias causadores dos maus odores. Seguindo algumas orientações é possível acabar de vez com o chulé. Confira as dicas:

  • Evite calçados fechados no verão;
  • Use sapato com meias limpas e, de preferência, as de algodão que absorvem melhor o suor. Não use sapatos fechados sem meia;
  • Não use os mesmos sapatos todos os dias;
  • Sempre que usar um sapato ou tênis exponha-os no sol;
  • Sempre que tomar banho procure secar bem os pés, inclusive no meio dos dedos;
  • Evite usar o mesmo calçado por dias seguidos. Após tirar o tênis, não o guarde direito em sapateiras ou caixas. Deixe-o arejando;
  • Retirar, sempre que possível, os sapatos para que os pés sejam arejados;
  • O uso de talco para os pés absorve a umidade e pode prevenir o chulé.