Dicas de Alimentos Para Anemia Infantil

Cuidar do seu filho é uma das razões para os pais seguirem em frente. Evitar que eles tenham algum problema de saúde é uma verdadeira missão para os pais que amam os seus filhos. E a anemia em crianças é causada pela falta de ferro no organismo. O ferro é responsável pelo transporte de oxigênio para o organismo, sua falta no organismo causa palidez, cansaço e apatia. A anemia não é causada pela falta de oxigênio e sim pelo desequilíbrio da dieta alimentar. A falta de ferro é freqüente por que a sua absorção não é fácil no organismo.

É necessário que os pais ficarem atentos, pois qualquer sintoma citado acima pode indicar anemia. Até para os médicos é um tanto difícil detectar a anemia infantil, mas se você perceber que o seu filho está lento ao brincar, ao comer, não quer mais interagir com outras crianças, pode ser que ele esteja com anemia.

Alguns alimentos ajudam a combater a anemia, assim como o desencadeamento dela. A carne (bovina, suína, de frango ou de peixe) é uma fonte de ferro orgânico, porém são, muitas vezes, rejeitados pelas crianças. Inclua carne no cardápio de seu filho, tente usar a carne nos pratos que ele gosta como sopinha ou papinha.

Também inclua os vegetais que possuem cor verde-escura, como couve ou brócolis. Por conter ferro não-orgânico esse alimento é de fácil absorção. Junto com os vegetais citados inclua também a vitamina C, presente em sucos de frutas (laranja, limão, acerola, etc).

Os médicos também recomendam que se adote o leite enriquecido com ferro, assim como bolachas, cereais, dentre outros. Com estas dicas, a alimentação do seu filho vai ser totalmente regularizada e assim  você não terá problema em ter diagnosticada a anemia no seu filho, um problema que poderá acarretar muitos outros problemas de saúde.