Dicas de Alimentos para Quem tem Colesterol Alto

Diabetes, hipertensão e estresse são apenas algumas das doenças com maior número de portadores no Brasil. Entre tantas enfermidades é natural conhecer várias pessoas que apresentam taxas de colesterol em alta, situação comum até para muitos brasileiros.

O colesterol alto aumenta o risco de possíveis doenças do coração, por isso é bom estar atento. Como não apresenta sintomas, você que está lendo esse texto agora pode estar com o colesterol alto e nem ao menos imaginar. Por esse motivo é importantíssimo fazer todos os exames regularmente.

Para entender como as taxas ficam altas precisamos conhecer os dois principais tipos de colesterol, o HDL e LDL. O HLD é conhecido como o bom colesterol, ele ajuda a remover as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, realizando um tipo de ‘faxina’ nos vasos.

O LDL, logicamente, é o colesterol ruim, ele é uma lipoproteína de baixa densidade que, ao contrário do HDL, deposita gordura nos vasos sanguíneos arteriais.
Não existe uma dieta milagrosa, mas deve-se adotar uma alimentação pobre em gorduras, evitando alimentos como frituras, ovos, queijos amarelos, carne vermelha, e outros alimentos desse tipo.

O individuo deve aderir a uma dieta a base de verduras, saladas e carnes brancas. Dentre as frutas e verduras é aconselhável que se consuma abacate (auxilia nas taxas de HDL), alho e cebola (desobstrui os vasos e diminuem as placas de gordura), aveia (impede o colesterol ruim de chegar a corrente sanguínea), azeite de oliva, feijão, frutas cítricas, leite desnatado, linhaça, pão integral, e vários outros alimentos.