Dicas para diminuir enjoos durante a gravidez

A gestação é um fenômeno fisiológico em que o organismo da mulher sofre intensas alterações. Umas das consequências mais desagradáveis desse processo é o enjoo que as futuras mamães sentem geralmente pela manhã, 80% das gestantes têm náuseas especialmente no primeiro trimestre da gestação e melhoram por volta da 20ª semana. No entanto, alguns alimentos ajudam a aliviar o desconforto.

enjoo na gravidez

O Enjoo está diretamente associado ao primeiro trimestre de gestação, sendo esse sintoma muitas vezes motivo de suspeita de gravidez. Apesar do desconforto que proporciona, ele costuma ser passageiro e raramente compromete a saúde (apenas nos raros casos de Hiperêmese Gravídica). O Enjoo ocorre devido as mudanças hormonais que a própria gravidez causa no corpo na mulher. O hormônio conhecido como HCG (Gonadotropina Coriônica) juntamente com o Estrogênio e a Progesterona são responsáveis por esse desconforto, pois a digestão da gestante fica mais lenta, a comida passa mais tempo no estômago e demora mais para chegar ao intestino.

7 Dicas para diminuir enjoos durante a gravidez

Confira algumas dicas para diminuir enjoos durante a gravidez.

  1. – Alimente-se de 2 em 2 horas ou 3 em 3 horas. Ficar muito tempo de estômago vazio piora o enjoo.
  2. – Coma porções pequenas. Lembre-se nessa fase a comida demora mais tempo no estômago para ser digerida.
  3. – Evite se alimentar quando estiver enjoada, faça suas refeições nos momentos em que o enjoo passar ou diminuir.
  4. – Evite ingerir líquido durante a alimentação, mas ao longo do dia procure ingerir bastante água (8 a 10 copos por dia).
  5. – Evite deitar logo após sua alimentação.
  1. – Evite frituras, alimentos gordurosos e condimentados, eles dificultam a digestão.
  2. – Evite cheiros de temperos fortes. Durante a gestação não só o paladar é alterado, o olfato também fica mais sensível.
  3. – Muitas gestantes enjoam mais quando se alimentam com derivados de leite.
  4. – Peça para alguém preparar a comida para não perder a fome e enjoar quando prepara a sua própria refeição.
  5. – Biscoitos de água e sal ajudam a aliviar o enjoo.
  6. – Coma alimentos ricos em vitaminas do complexo B.
  7. – Algumas gestantes referem que ingerir um copo de água gelada com um pouco de limão dentro diminui a náusea. Outras referem melhora no enjoo ao chupar gelo, porém essa prática não funciona em todos os casos. A vantagem do gelo é que favorece a hidratação da gestante.

Em alguns casos, a gestante enjoa tanto que não consegue se alimentar nem ingerir líquidos, o que pode levá-la a desidratação e até a perda de peso. Essa situação é conhecida como Hiperêmese Gravídica, ela não é tão freqüente, mas quando ocorre é necessário o internamento hospitalar. Caso perceba que seu enjoo esteja a impedindo de se alimentar adequadamente e causando perda de peso procure seu médico.

Abaixo, separamos um vídeo explicativo com a nutricionista Bianca Naves e o DR. Igor Padovesi explicando mais sobre enjoos durante a gravidez:

Avalie esse artigo: