Dicas para organizar as contas em 2014

O mês de dezembro funciona como um período de balanço. Isso acontece porque mais um ciclo está sendo fechado e é preciso tomar decisões importantes. Começar o novo ano financeiramente bem é um sonho, ainda mais porque é em janeiro que aumente a carga de contas, pois a escolas particulares e faculdades fazem reajustes, material escolar deve ser comprado logo, IPVA e IPTU são cobrados nesse mês, por isso planejar é necessário. Confira a seguir boas dicas para começar 2014 no azul:

Anote o que você deve (Foto: Divulgação)

Anote o que você deve (Foto: Divulgação)

Dicas para organizar as contas em 201400000

Anote diariamente seus gastos para evitar confusão

Grande parte das pessoas não anotam os gastos, por isso acabam tendo problemas com relação aos valores e gastos bem fora do orçamento. O seu aliado para controle de gastos é um caderninho, que deve levar onde vai, para anotar os seus gastos no papel, somando tudo o que foi gasto. Aplicativos para celular como  Orçamento InteligenteBill Keeper Money Care ajudam nessa tarefa. Anote tudo, mesmo pequenos gastos.

Faça uma tabela com os gastos fixos mensais

Alguns gastos são necessários para a sobrevivência, como por exemplo, aluguel, conta de eletricidade e água, gastos com alimentação, e assim em diante. Por isso, crie uma planilha que te ajude a colocar as contas em ordem. Assim você sabe quanto vai sobrar do seu salário para gastar.

Aprenda a administrar as suas contas (Foto: Divulgação)

Aprenda a administrar as suas contas (Foto: Divulgação)

Analise seus gastos e economize

É recomendando não gastar mais que 30% do seu salário com contas, pois é preciso poupar algum valor para não ser surpreendido com imprevistos. Depois de um mês anotando todos os gastos e mantendo uma planilha atualizada de gastos fixos, analise onde está errando, e veja em que pode economizar.

Cuidado com o cartão de crédito

Compras no cartão de crédito são ótimas para quem é controlado, pois você ganha prazos. Mas, quem está reeducando a vida financeira precisa muito deixar o cartão de lado e pagar só à vista, para evitar gastos excessivos.

Cuidado com as compras de Natal

Não exagere nas compras de Natal, pois o seu orçamento pode ser estourado o seu ano pode começar no vermelho. Só faça dívidas para presentear a família toda. O certo mesmo é investir em algo barato, uma lembrancinha mesmo, isso se não for algo que te prejudique. Pense em organizar as contas antes de assumir novas dívidas.

Dicas para organizar as contas em 2014
Avalie esse artigo: