O mês de dezembro funciona como um período de balanço. Isso acontece porque mais um ciclo está sendo fechado e é preciso tomar decisões importantes. Começar o novo ano financeiramente bem é um sonho, ainda mais porque é em janeiro que aumente a carga de contas, pois a escolas particulares e faculdades fazem reajustes, material escolar deve ser comprado logo, IPVA e IPTU são cobrados nesse mês, por isso planejar é necessário. Confira a seguir boas dicas para começar 2014 no azul:
☰ CONTEÚDO
Anote diariamente seus gastos para evitar confusão
Grande parte das pessoas não anotam os gastos, por isso acabam tendo problemas com relação aos valores e gastos bem fora do orçamento. O seu aliado para controle de gastos é um caderninho, que deve levar onde vai, para anotar os seus gastos no papel, somando tudo o que foi gasto. Aplicativos para celular como Orçamento Inteligente, Bill Keeper e Money Care ajudam nessa tarefa. Anote tudo, mesmo pequenos gastos.
Faça uma tabela com os gastos fixos mensais
Alguns gastos são necessários para a sobrevivência, como por exemplo, aluguel, conta de eletricidade e água, gastos com alimentação, e assim em diante. Por isso, crie uma planilha que te ajude a colocar as contas em ordem. Assim você sabe quanto vai sobrar do seu salário para gastar.
Analise seus gastos e economize
É recomendando não gastar mais que 30% do seu salário com contas, pois é preciso poupar algum valor para não ser surpreendido com imprevistos. Depois de um mês anotando todos os gastos e mantendo uma planilha atualizada de gastos fixos, analise onde está errando, e veja em que pode economizar.
Cuidado com o cartão de crédito
Compras no cartão de crédito são ótimas para quem é controlado, pois você ganha prazos. Mas, quem está reeducando a vida financeira precisa muito deixar o cartão de lado e pagar só à vista, para evitar gastos excessivos.
Cuidado com as compras de Natal
Não exagere nas compras de Natal, pois o seu orçamento pode ser estourado o seu ano pode começar no vermelho. Só faça dívidas para presentear a família toda. O certo mesmo é investir em algo barato, uma lembrancinha mesmo, isso se não for algo que te prejudique. Pense em organizar as contas antes de assumir novas dívidas.