Web
Analytics

Dicas para preparar uma mesa de jantar

Dicas-para-preparar-uma-mesa-de-jantar-2

Saiba como preparar uma mesa de jantar

A mesa de jantar representa um local de grande importância diariamente, pois é onde realizamos as refeições mais importantes, como o almoço e jantar. Um jantar para os amigos ou familiares até mesmo um jantar de negócios, a mesa deve estar bem organizada para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Formal ou informal, a escolha dos utensílios, da comida a ser servida é de responsabilidade do dono da residência. Para não passar apuros e fazer feio na frente de seus convidados, preparamos algumas dicas para preparar uma mesa de jantar.

Como Preparar uma Mesa de Jantar

Dicas-para-preparar-uma-mesa-de-jantar-1

Toalha, talheres, pratos, copos e taças devem ser modernas e chiques para passar boa impressão aos seus convidados

Para passar uma boa impressão, toalha, talheres, pratos, copos e taças devem ser modernas e chiques, principalmente quando se trata de uma ocasião formal. Mesmo que seja para casos informais é possível montar uma mesa impecável usando os utensílios do cotidiano. A primeira coisa a ser feita antes de começar os preparos da mesa de jantar, deve ser feita a escolha do cardápio, pois para cada tipo de comida são utilizados diferentes pratos e talheres durante a refeição. Também não podemos esquecer dos copos e taças, que devem ser convenientes com a bebida a ser servida.

Dicas para preparar uma mesa de jantar

Dicas-para-preparar-uma-mesa-de-jantar

Há talheres para todos os tipos de comida

  • Os talheres de jantar são colocados de acordo com a maneira a serem utilizados. O garfo fica do lado esquerdo do prato, a faca (com o lado do corte virado para dentro) e a colher, do lado direito, de fora para dentro.
  • A dica é sempre começar a usar os talheres de fora para dentro, de acordo com os pratos que serão servidos.
  • Já os talheres de sobremesa devem ficar na parte de cima do prato, com os cabos virados para o lado correspondente.
  • A posição dos pratos também é estratégica. O supla (que serve de apoio), fica junto à toalha. Em cima dele, vem o grande e raso, para alimentos quentes. Sobre ele, um prato pequeno e raso para comidas frias (como saladas). Por cima de tudo, vem o prato de sopa.
Dicas-para-preparar-uma-mesa-de-jantar-3

Saiba como colocar talheres, copos e pratos de maneira correta

  • Se o prato principal do jantar for massa, lembre-se de que não se deve usar a faca na hora de comer, somente o garfo e colher. No caso de servir salada, sempre leve à mesa as folhas picadas e temperadas.
  • Sempre coloque dois copos na mesa, uma maior para água e um menor. Eles devem ficar à direita do convidado, o maior para dentro e o menor para fora.
  • O guardanapo fica sempre à direita do prato.
  • Quanto à decoração, é recomendado velas pequenas em castiçais baixos e uma fruteira central em jantares sentados.