Dicas Para Quitar as Dividas

Dívida. A simples pronúncia da palavra chega a causar arrepios. Nada mais prejudicial a saúde de alguém e as suas noites de sono do que dever muito e não ter como pagar. Ver os credores indo à porta e simplesmente não ter dinheiro sequer para negociar é algo no mínimo angustiante não é mesmo?

As pessoas gostam de começar o novo ano sem pendências financeiras, mas nem sempre é fácil encerrar um ano com todas as suas dívidas quitadas. Nesse ano de 2011 milhares de brasileiros conseguiram quitar dívidas antigas, conseguindo até tirar o seu nome do SPC/Serasa.

Algumas dicas podem te ajudar, para que você quite todas as suas dívidas. Primeiro procure pagar as dívidas com juros mais altos, nesse caso dê preferência as dívidas relacionadas a cartões de créditos, pois eles possuem os juros mais altos. A segunda dica consiste em cortar despesas, é impossível pagar dividas antigas mantendo os mesmos gastos. Para isso é necessário ter muita coragem e exigir cooperação de toda a família.

Não fique pensando no valor total da dívida, pois isso fará com que você desanime. Pense no seu valor diário e isso te motivará a pagá-la. Um passo muito importante para quitar as dívidas é planejar os gastos, crie um cronograma e não gaste com nada que estiver fora do seu orçamento.

Tenha sempre um dinheiro extra guardado para emergências, mas esse dinheiro não deve fazer parte da quantia utilizada para quitar a dívida, será um dinheiro a parte. E por fim, busque ajuda. Consulte um profissional a respeito das suas dívidas e a respeito da melhor maneira de quitá-las. Siga estas dicas e comece um ano novo com uma nova situação financeira.