Dicionário da Blogosfera

Muita gente quando entra nos Blogs por aí não entende lhufas quando ouve falar de Technorati, BlogBlogs, WordPress, plugin, etc …

Já ouvi gente dizer que o site é estranho, porquê fala de umas coisas esquisitas de tecnologia …..

Para quem entra aqui sempre e não entende nada do que digo, resolvi fazer um dicionário da Blogosfera. Assim, quando você entrar aqui e pensar “puxa, que vontade de saber o que é esse tal AdSense”, você vai me agradecer imensamente por ter atendido seu desejo:

Blogosfera: Nome dado pelos blogueiros para esse mundo paralelo cheio de blogs e opiniões sobre todos os assuntos! ? o universo virtual dos Blogs.

Technorati: O Google dos blogs. O maior indexador de blogs do mundo.

Tags Technorati: São essas palavrinhas que ficam ali embaixo que ajudam o Technorati a indexar os blogs. São como índices na hora de fazer uma procura. Se seu livro não tem um índice, fica muito mais difícil achar o que você quer! Essas palavras-chaves fazem milagres, pois classificam o seu texto e relacionam as informações.

BlogBlogs: ? o Technorati brasileiro. Criado pelo Manoel Lemos.

WordPress.org: ? um sistema que gerencia conteúdo em sites, sendo muito mais usado em Blogs, como o OitoPassos. Explicando melhor … esse sistema que permite que os artigos sejam publicados tão facilmente, que implementa os feed no blog, que permite editar, deletar, incluir conteúdo ao site, esse é o WordPress.

Além de tudo, é gratuito e possui uma comunidade muito forte que está sempre aprimorando os serviços.

Feeds e RSS: ? uma tecnologia baseada no XML (linguagem de programação) que permite que você acesse o conteúdo de diversos sites de forma rápida e simples, sem precisar visitar todos, centralizando a informação. No WinAjuda e no site do Bruno Torres isso está explicado bem melhor.

WordPress.com: Muitos confundem WordPress.org com WordPress.com. O .org é um sistema. O .com é um serviço, gratuito a princípio, mas pode ser pago dependendo do que o usuário deseja implementar no site.

O WordPress.com hospeda seu site gratuitamente, e sua url fica assim: www.seusitelegal.wordpress.com. Não há como se livrar disso, a não ser que você compre um domínio, hospede em um servidor e instale o WordPress (sistema), mas aí já não é tudo gratuito! 🙂

O WordPress.com utiliza o serviço do WordPress.org, mas com muitas limitações. Você não pode por exemplo, editar os temas, fuçar no código nem acessar o servidor. Impedindo assim que seja implementado qualquer forma de anúncio como o AdSense ou Buscapé.

AdSense: “O Google AdSense oferece aos editores de sites, de qualquersite, uma forma rápida e fácil de exibir anúncios Google nas suas páginas de conteúdo e ganhar dinheiro.” Os anúncios reconhecem o tema do artigo, e exibem anúncios relevantes relacionados ao assunto principal do texto. Além de ganhar dinheiro com seu site, você ainda sai ganhando com mais links relacionados ao seu conteúdo. A única desvantagem é a poluição visual do site.

Existem muitos outros programas de publicidade online: Buscapé, Submarino, MercadoLivre, HotWords, etc. Veja mais aqui..

Plugins: São “ferramentas” desenvolvidas por programadores ou curiosos para adicionar funcionalidades a sistemas como o WordPress. Existem uma infinidade de plugins para WordPress, desde aqueles que inserem uma enquete, como o Democracy utilizado aqui no site, como plugins para adicionar publicidade online.

Blogger: Conccorente do WordPress, mas com muito menos funcionalidades.

Add Comment