Casamentos são festas marcantes. Tanto na vida dos noivos quanto dos convidados e, por isso mesmo, pedem iguarias especiais em suas mesas. Os assim chamados doces finos são o que de mais refinados pode existir em matéria de doces e quitutes para eventos festivos de datas marcantes.
Desde os tradicionais bem-casados (que tem esse nome por causa da sua ligação com este tipo de cerimônia) até as trufas e doces de frutas mais frias (como cerejas e morangos). Existem ainda os trabalhos em chocolate, que sempre agradam adultos e crianças. Mas, no geral, os mais comuns são: Camafeu; Bombom de côco; Bombom de brigadeiro trufado com cereja; Tortellete de Limão; Cone de côco; Bombom de ameixa e Delícia de nozes.
Tenha em mente que escolher os doces que vão compor a mesa depende da programação de convidados e de cerimônia, bem como estrutura geral da festa. Doces com recheios de licor, por exemplo, são deliciosos mas só podem ser liberados ou servidos em horários específicos e nunca a crianças. O ideal é que se dependa do serviço de Buffet para se escolher o menu de doces finos.
As empresas especializadas possuem catálogos de doceiras e quituteiras que trabalham para eles a algum tempo. Por isso, nessa situação, o trabalho será apenas escolher quais serão servidos ou não. Para aqueles que querem organizar as próprias festas, a sugestão é seguir indicações confiáveis de pessoas próximas e ex-clientes. Aliás, sempre preste atenção a opinião de ex-clientes para a escolhas em cerimônias como essa. O espaço de erro é muito pequeno.
Por fim, lembre-se que a maioria dos doces e demais iguarias cria um ambiente de pujança e delírio, próprio dos casamentos. Por isso acabam sendo levados pelos convidados como “lembrancinhas” informais do acontecimento. Por isso, prepare-se para encomendar sempre bem mais do que a quantidade de convidados. E nunca encomende nada que você mesmo(a) não tenha experimentado ao menos. Casamentos não são eventos sociais que se sujeitam a surpresas.