Web
Analytics

DPVAT Seguro Obrigatório

Muitas pessoas ainda não sabem o que é DPVAT e muito menos o que a sua sigla significa. DPVAT nada mais é do que Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, ou seja, tem como finalidade cobrir vidas no trânsito através de indenizações de vítimas do gênero. Desta forma, é um seguro que indeniza pessoas que sofreram acidente causado por veículos terrestres, não se enquadrando entanto, barcos, aeronaves e também bicicletas e trens. De acordo com a Lei, todo cidadão que possui um veículo automotor de transporte deve realizar o pagamento do DPVAT, o qual é um seguro obrigatório.

Contudo, o cidadão que não cumprir a Lei, isto é, desrespeitando-a não realizando o pagamento do seguro poderá ser multado, além de ter o seu veículo apreendido e caso sofra um acidente de trânsito não será ressarcido do pagamento do seguro. Desta forma, fique atento ao pagamento do DPVAT, onde a data de vencimento do seguro obrigatório é a mesma do vencimento da primeira parcela do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) ou na data em que deve ser feito o licenciamento do automóvel. Entretanto, para acabar com tal dúvida a melhor alternativa é recorrer a consulta ao seguro obrigatório para evitar problemas maiores.

Para ter acesso a esta informação, acesse o site oficial do seguro DPVAT, o www.dpvatseguro.com.br/ e clique na opção ‘Consulta’, onde para realizar a pesquisa é preciso informar o CNPJ ou CPF.