Encontro com a Yahoo! Brasil

No último dia 11 de Setembro, aconteceu um encontro de alguns blogueiros, convidados pelo Manoel Fernandes, publisher da revista Bites, com o board da Yahoo! Brasil. Todos da área de tecnologia.

Participaram do encontro: Edney Souza do Interney, Marcellus Pereira do Meiobit, Manuel Netto do Tecnocracia, Lucia Freitas do Ladybug, Alexandre Fugita do Techbits, Thiago Mobilon do Tecnoblog e os editores Renê Fraga do Google Discovery e Samantha Azevedo, grande amiga dos tempos de faculdade e que por uma feliz coincidência agora também escreve no Google Discovery. E eu, claro!

[jabá]Aliás, fiquem de olho, pois logo logo a Samantha lançará seu próprio blog.[/jabá]

 

Como foi a reunião

yahoomesa2 
Foto roubada do Renê

O encontro teve um clima de desconferência, totalmente a la BlogCamp. Sem pauta definida, a conversa tomava rumos diferentes a cada instante. Seguimos um modelo nada linear, assim como é o “modelo de organização” da blogosfera, como o Edney tentou explicar com esse desenho.

yahoomesa4 
Lembrem-se que o forte do Edney não é o design

Do Yahoo!, estavam presentes: Guilherme Ribenboim (Presidente), Fabio Bouchinhas (Diretor de Produtos), Agenor Castro (Diretor de marketing), André Izav (Diretor Geral Yahoo! Search Marketing), Eduardo Muniz (Product Marketing Manager, e colunista do Yahoo Tecnologia).

 

O Yahoo! quer se aproximar e entender dos blogs

A cada dia as empresas online de comunicação percebem que os blogs ganham audiência e elas perdem. O ponto é que elas simplesmente não conseguem entender como e porque isso está acontecendo.

Como o Manoel Fernandes ressaltou, as empresas estão ansiosas e curiosas para saber como esse mundo dos blogs funciona e se organiza.

Durante todo o evento, o Guilherme Ribenboim (presidente) insistiu em tentar achar alguma ferramenta que pudesse ajudar a impulsionar o crescimento dos blogs brasileiros.

Uma das idéias interessantes, que pode ser que nasçam desse evento, é um site agregador de notícias, que mesclaria um modelo como o Atestadão, Rec6 e Secundum. O site poderia ter alguns editores, que selecionariam as melhores notícias, que seriam divulgadas em uma página e poderiam até receber destaque na home do Yahoo!

Surgiu também a hipótese de liberaram releases antecipados para os blogueiros, assim como acontece com a mídia tradicional e como já acontece também com blogs de outros países.

Um pequeno começo disso foi a notícia que deram para a gente sobre o novo site da Travessia, que eu inclusive já publiquei aqui no blog.

Outra curiosidade que o Guilherme passou para a gente, são os números de usuários do Flickr. Eu anotei, mas cabeçudo que sou, esqueci a agenda no trabalho. Atualizo assim que pegar.

 

O Panamá vem aí

E com novidades. Segundo o Guilherme, a Yahoo! está trabalhando em várias modificações no projeto para otimização do algorítmo e da tecnologia empregada no serviço, para que possamos utilizá-lo como uma verdadeira alternativa ao AdSense.

Deixamos bem claro que o sistema ainda é fraco, e que TODOS os ali presentes usavam o AdSense para monetizar o blog, exceto o Thiago, que foi banido do sistema.

 

Como organizar a informação

A grande dúvida. Imagine que você é uma empresa que quer investir em alguns blogs, mas você não conhece nada deste “mundo”. Por onde você começa?

Ninguém soube responder muito bem a essa pergunta. A blogosfera é caótica, descentralizada.

Aí que entram os rankings, que tantos dizem ter como único motivacional o EGO. Entram também as novas redes de blogs que estão se formando. Rec6, BlogBlogs e tantos outros serviços que também ajudam nesse aspecto.

 

Teremos novos encontros

Outros encontros com outras empresas serão promovidos em breve. As empresas e os blogs estão se aproximando e formando um relacionamento com grandes perpectivas.

Agradeço ao Manoel Fernandes, por promover e mediar o encontro, ao pessoal do Yahoo! que despendeu parte do seu tempo para uma discussão “caótica” e à todos os blogueiros que participaram e estão ajudando no crescimento desse mercado. E ao meu pai e minha mãe, pois sem eles não estaria aqui hoje 😛

Para finalizar, a imagem do dia:

 
Foto retirada do Techbits

Mais fotos: By Manoel Netto, By Google Discovery

Artigos relacionados:

Tecnocracia: Blogs encontram o Yahoo! Brasil

Google Discovery: Google Discovery no Yahoo! Brasil

Techbits: Yahoo! e os blogs

Tecnoblog: Yahoo! uma empresa que pensa “ão”

MeioBit: encontro com o pessoal do Yahoo! Brasil

[tags]Yahoo!, Yahoo! Brasil, encontro, blogs[/tags]

Encontro com a Yahoo! Brasil
Avalie esse artigo:

3 Comments

  1. Samantha Azevedo 13/09/2007
  2. Tiago Celestino 16/09/2007
  3. jessica 09/11/2008

Add Comment