Engenharia Aeroespacial – O Que É?

A variedade de cursos superiores aumentou bastante nos últimos anos, e dessa forma, tem contribuído para que a área de trabalho fosse ampliada e que houvesse um cargo específico para muitos profissionais que se esforçaram para isso. O curso de engenharia aeroespacial é o ramo que trabalho com aeronaves, espaçonaves e outros relacionados.

Vale lembrar que aeronaves são os aviões, helicópteros e outros, e as espaçonaves se baseiam em viagens e satélites artificiais, havendo então uma grande diferença entre os dois tópicos tratados nesse curso. Os elementos específicos desse ramo são aerodinâmica, aviônica, aeroelasticidade, astrodinâmica, ciência dos materiais, desempenho, helicópteros, propulsão, sistema de radar, controle de aeronaves, ensaios em vôo,instrumentação e sistemas e estabilidade de vôo.

Os elementos gerais seriam estruturas, circuitos elétricos e eletrônica, gestão, telecomunicações, matemática, termodinâmica, mecânica clássica, mecânica de sólidos, mecânica de fluidos, vibrações e ruídos. A função dos profissionais denominados engenheiros aeroespaciais é testar, desenvolver e projetar espaçonaves e aeronaves, como também supervisionar a produção.

Este curso pode ser encontrado em muitas instituições de ensino superior com boa fama entre os estudantes e profissionais, entre eles estão o ITA e a UFMG. Pesquise nos sites dessas instituições sobre o curso e o processo seletivo para esse ano. Certamente é um curso recente, porém já possui muitos estudantes interessados, e tendo base nas universidades que oferecem o curso, serão excelentes profissionais.

Engenharia Aeroespacial – O Que É?
Avalie esse artigo: