Web
Analytics

Esportes mais recomendados para crianças

a prática de esportes auxilia no desenvolvimento infantil

a prática de esportes auxilia no desenvolvimento infantil


A prática de atividades físicas traz benefícios para pessoas de qualquer idade. Por isso muitos pais decidem matricular seus filhos em aulas de prática esportiva desde cedo. Uma criança que cresce praticando esportes tem um melhor desenvolvimento não só fisicamente mas também psicologicamente, pois além de trabalhar habilidades corporais os esportes também ajudam a desenvolver habilidades de convívio social.

Hoje em dia existem aulas dos mais variados tipos de esportes para idades que incluem desde crianças bem pequenas, por volta dos dois anos, até adolescentes. Por algumas dúvidas por parte dos pais são comuns: qual esporte é o melhor para o meu filho? O que devo levar em conta para escolher o melhor esporte para meu filho?

Como escolher um esporte para seu filho

Muitas coisas devem ser levadas em conta na hora de escolher qual esporte seu filho começará a praticar. Alguns dos fatores mais importantes são a preferência pessoal do seu filho, a idade e a personalidade do seu filho. Além disso é importante considerar a divisão que existe entre os tipos de esportes em esportes individuais e esportes coletivos. Confira abaixo os esportes indicados para cada faixa etária:

Crianças de 3 a 5 anos: nessa idade as crianças ainda não conseguem seguir muitas regras e entender os objetivos de um esporte competitivo. Portanto, um dos mais indicados é a natação. A natação desenvolve vários aspectos motores e sociais dos pequenos, auxilia no crescimento e ainda permite que você acompanhe a aula em alguns casos.

a natação é um dos esportes que traz mais benefícios para crianças

a natação é um dos esportes que traz mais benefícios para crianças

Crianças de 5 a 7 anos: agora seu filho já entende um pouquinho melhor as regras esportivas. Esportes em equipe costuman funcionar bem nessa idade, como os típicos futebol, handbol e vôlei. Também é a melhor idade para iniciar esportes como judô e ginástica olímpica.

ginástica estimula a concentração

ginástica estimula a concentração

Criança de 7 a 10 anos: essa faixa etária representa muitas mudanças para a criança. A partir dos 7 anos seu filho já estará familiarizado com muitos esportes e poderá escolhe qual o agrada mais. Também é a hora de decidir se ele gosta de praticar o esporte como diversão ou se quer tornar-se um profissional.

Para crianças tímidas, esportes coletivos são uma boa escolha. Já se seu filho precisa de mais concentração, artes marciais e ginástica são esportes que desenvolvem o autocontrole. Para crianças muito nervosas e agitadas o atletismo é uma ideia para aliviar tensões.