Web
Analytics

Esportes que ajudam a reduzir dores nas costas

a dor nas costas afeta muitos brasileiros

a dor nas costas afeta muitos brasileiros


 Todo mundo sabe que a atividade física só faz bem para a nossa saúde. O ideal é fazermos exercícios todos os dias por pelo menos 15 minutos: uma leve caminhada já ajuda a melhorar a nossa saúde. A maioria dos homens e mulheres procuram aderir a atividade física quando estão preocupados com seu peso: querem definir músculos ou perder algumas gordurinhas extras. Mas você sabia que praticar exercícios pode ajudar em muito mais do que apenas gastar calorias? A prática de esportes, por exemplo, além de melhorar o seu humor e convívio social também pode ajudar você a reduzir dores nas costas e outros lugares do seu corpo.

A dor nas costas é um mal comum do ser humano moderno: mudamos de uma era onde o trabalho braçal era a nossa principal atividade durante o dia para outra em que passamos em torno de 8 horas sentados em frente ao computador. E a tecnologia, além de ter chegado ao trabalho, chegou também ao lazer, pois muitos de nós trocam o computador do trabalho pelo lazer em frente a televisão em casa. Juntando isso tudo, acabamos criando uma condição que afeta desde crianças a senhores: a dor nas costas.

Além de corrigir a postura, uma das medidas mais eficazes para reduzir e prevenir a dor nas costas é a prática de esportes. Eles ajudam a alongar os músculos da região, que ficam mais fortes e, como consequência disso, passamos a ter uma postura mais ereta.

Saiba quais esportes reduzem a dor nas costas


Se você sofre de dores crônicas nas costas e está disposto a melhorar a sua qualidade de vida, o melhor caminho é consultar um médico fisioterapeuta. As clínicas de fisioterapia oferecem aulas de exercícios específicos para melhorar as dores nas costas sem prejudicar os seus músculos, e também estarão aptas a dizer qual a gravidade do seu problema e qual o melhor caminho para resolvê-lo.

A natação alonga os músculos das costas

A natação alonga os músculos das costas

Para quem quer melhorar sua postura e evitar dores “comuns” nas costas, devido à má postura, o importante é saber a prática de qualquer esporte regularmente certamente ajudará no problema. Esportes como ginástica vão ajudar você a melhorar a postura e o balanço do corpo, aliviando as dores. Já a natação e o basquete são ótimos esportes para alongar os músculos da região das costas, deixando-os mais fortes.

A ginástica ensina o equilíbrio, que melhora a postura.

A ginástica ensina o equilíbrio, que melhora a postura.

Se você tem filhos pequenos a dica é matriculá-los em aulas de ginástica, natação ou basquete o mais cedo possível, pois esses esportes auxiliam no crescimento e no aprendizado da postura correta!