Web
Analytics

Faça um upgrade no software do motor e economize combustível

Você pode reduzir o consumo de combustível do seu carro em até 2,6% apenas instalando um novo software para o computador do motor, segundo John Kessels, cientista alemão da Universidade de Eindhoven.

Kessels desenvolveu um programa para aumentar o desempenho do motor dos carros para a Ford. O software desliga dinamicamente o alternador, responsável por carregar a bateria do carro. O programa desativa o alternador quando se torna particularmente ineficiente que o motor o faça girar, desta forma aumentando a eficiência geral do motor.

O programa pode ser utilizado por qualquer carro com motor eletrônico, ou seja, a maioria dos carros zero quilômetro hoje em dia. O software não é proprietário da Ford.

A questão da economia do combustível é cada vez mais discutida entre os fabricantes de automóveis, principalmente pela preocupação do governo em diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa, como o CO².

A questão do aquecimento global felizmente está virando moda e sendo discutida por todos, até nas mesas de bar. Prova disso é o aumento nas buscas pelo termo Global Warning (aquecimento global) no Google e na Wikipédia.

Kessle afirma que uma melhoria de apenas uns poucos pontos percentuais poderá ser bem-vinda por fabricantes de carros. “No que se refere à emissão de CO2, está se tornando cada vez mais importante prestar atenção nos pequenos melhoramentos,” diz ele.

O software infelizmente ainda não está disponível para o comércio.

Bibliografia:
Energy Management for the Electric Powernet in Vehicles with a Conventional Drivetrain
John T.B.A. Kessels, Michiel Koot, Bram de Jager, P.P.J. van den Bosch, N.P.I. Aneke, D.B. Kok
IEEE Transactions on Control Systems Technology
March 2007

 

Add Comment