Fotos de Patrimônios Históricos Tombados

Muitos não sabem e nem conhecem os Patrimônios Históricos Tombados. Temos no Brasil muitos patrimônios históricos. No Paraná temos alguns que como todos os outros formam um harmonioso grupo contando a história e geografia de nosso país. Mas muitos não sabem o que é um Patrimônio Histórico, no conceito cientifico e por influencias nas ciências humanas da Antropologia e Sociologia, são marcos históricos. O estudo deles vem se transformando com decorrer da evolução. A história é a responsável a dar privilégios a esses monumentos e patrimônios ao longo do tempo. É também a história edifica esses patrimônios, sendo eles no núcleo urbano ou até mesmo no meio rural.

Os patrimônios nesse sentido dão vazão à conservação, sejam elas em qualquer lugar e espaço territorial, como documentos de uma época, uma tecnologia que constrói uma memória, ou um espeço de memória seja de onde for.  Um bom exemplo de patrimônio é no Paraná, com já havíamos dito isso. A preservação tombou novas diretrizes quanto ao Patrimônio Cultural do Estado e tudo está voltado a grandes temas e ressalta a história regional. A questão de valores, com isso uma grande junção de profissionais como arquitetos, historiadores, antropólogos entre outros iniciam um trabalho bem feito para que todo o tombamento seja  da melhor maneira possível e que torne isso um marco da história.

As preservações desses patrimônios são de grande valia como o tombamento da sede da Fazenda Cancela e da Capela de Nossa Senhora das Neves no município de Palmeiras, também foi tombado o acervo da Câmara e Prefeitura do município de Antonin. Com a legislação de 1937 que vinha com uma lei normalizando o tombamento histórico e cultural dos Patrimônios, se inicia o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional com ele todos esses documentos físicos ficaram melhor documentados e organizados desde então.  Há no Brasil mais de 676 bens arqueológicos, etnográficos, paisagísticos todos catalogados no Instituto. Vamos ver algumas fotos desses patrimônios.

Avalie esse artigo: