FriendFeed, MeAdiciona e Sites Que Prometem Organizar Sua Vida na Web…

Ao que me lembro, hoje tenho perfis no Facebook, Orkut, MySpace, Linkedin, LastFM, Flickr, Twitter, Via6, Hi5 e por aí vai. Some isso a outros serviços como MSN, Gtalk, ICQ (ele está voltando!), Skype….

Deu pra imaginar o tamanho da bagunça, né? O rastro digital que deixamos é gigante e incontrolável. Ou não. Pelo menos é o que propõe sites como o MeAdiciona e o FriendFeed, que prometem organizar sua vida social na web.

MeAdiciona

Um site simples, com visual simples e uma proposta tão simples quanto: juntar em uma única página todos os seus links na web, para servir como um cartão de visitas virtual.
Na verdade, se você montasse uma página qualquer na web, poderia facilmente fazer o que o MeAdiciona faz. Daí era só pegar o link dessa página e colocar no seu cartão, por exemplo.

meadiciona

Não há nenhuma revolução na ferramenta, mas já que é para centralizar a informação, pelo menos aqui você pode buscar todas essas informações de outras pessoas, fazendo uma busca simples no site.

O MeAdiciona já permite que você coloque links seus para mais de 50 serviços, incluindo todas as redes acima escritas.

No começo montar o meu perfil lá foi uma mão na roda, para deixar o link no Orkut, na assinatura dos e-mails. Era um meio mais rápido e fácil de mostrar meus contatos. Coloquei lá todo tipo de informação. Hoje, no entanto, já penso em diminuir o volume de informações por lá, por conta de algumas pessoas indesejadas que vêm me adicionando no msn e afins. Portanto, é importante saber ponderar o que você quer ou não que seja visto por todos, já que o perfil é público.

FriendFeed

O FriendFeed chegou com pinta de revolução, mas vou contar um segredo pra vocês: não é.
Primeiro, foi criado por ex-executivos da Google, o que já seria suficiente para causar um alvoroço e ganhar o título de revolução, mesmo que fosse um novo clip de papel colorido.
Mas serviços iguais ao FriendFeed já fracassaram antes, como o brasileiro Wasabi.

friend

É um agregador de redes sociais. Imagine todos os feeds de todas as redes sociais de seus contatos numa só página.

Por enquanto, os serviços que podem ser integrados são O Flickr, o Picasa, o SmugMug, Zoomr, o You Tube, Vimeo, o Twitter, Las.fm, iLike, Pandora, del.icio.us, StumbleUpon, furl, Ma.gnolia, Digg,Reddit, Google Reader, Gmail/Google Talk, Jaiku, Pownce, Amazon Wishlists, Netflix Queue, Yelp. Também é possível adicionar os feeds de seu blog.

Tinha tudo para ser uma grande bagunça, certo? Mas o FriendFeed até que é bem organizado e limpinho. Você só se perde porque o volume do conteúdo gerado por todos os seus contatos é muito grande.

Mas se é bom, é organizado, porque não vai pegar, Tonobohn?
Deixando de lado o histórico de outras ferramentas que já trilharam esse caminho, no Brasil, são raras as pessoas que usam outras redes que não Orkut. E o FriendFeed não é compatível com Orkut. Simples assim.

Quer saber mais? Veja matéria no Link, do Estadão, onde fui entrevistado

Meu perfil no MeAdiciona

Meu perfil no FriendFeed

8 comentários

  1. Tomás

    Olá Tonobohn,

    Estou montando um serviço para web brasileira, o ponja.net, que tem uma proposta parecida com os serviços que você falou neste post, ele é diferente do meadiciona pois a missão do ponja é agregar o conteúdo, e não somente links em redes sociais, gerado pelas pessoas de modo que seus amigos possam consumí-los em um só lugar.

    Bom, se você achou interessante o serviço entre no meu perfil: http://ponja.net/tomas e veja mais se você quiser testar o serviço basta colocar o seu e-mail no formulário que temos na nossa página inicial.

    Bom, é isso, um abraço.

  2. Pedro Bachiega

    A sua conclusão realmente foi simples e certa mesmo.
    Trabalho na área de TI, com serviços Web e é a realidade no Brasil realmente é essa – pra grande massa, só existe Orkut e MSN.
    Bom post!

    []’s

  3. Edney Souza

    O profilatic proporciona uma organização visual da informação melhor que o friendfeed e pra mim o grande problema do wasabi foi ser fechado demais, eu por exemplo nunca testei por falta de convite.

  4. Tiago Celestino

    No final acabamos não usando mais. Eu mesmo, não uso mais o FriendFeed, muito dos contatos possuem bastante informação, impossível acompanhar. O MeAdiciona é legal, porém temos que usar com certa cautela, já no mundo da Internet tem muita gente mal-intencionada.

  5. Layla

    Quando eu li post eu já fui direto pro site do meadiciona, mas pensei bem, e fiquei com um certo medo. Claro que hoje em dia dá pra saber até onde o fulano mora, sem muitas informações, mas da o tesouro para pessoas mal intecionadas (tarados,loucos) é um perigo. Haha.

  6. Bruh

    Gostei muito da idéia do ME Adiciona e criei logo uma conta experimental. Só faltou o Orangotang e o Magnólia para poder colcoar minhas coisinhas todas… hehe

  7. Rose

    Gostei muito daqui. E claro que já inclui minhas informações todas no MeAdiciona. Posso te linkar no meu blog?
    beijos e boa semana

  8. tonobohn Autor do post

    Oi Rose,

    Nove letras, Oito Passos, pelos menos os nomes dos blogs são parecidos 🙂
    Obrigado e pode linkar sim, claro! Volte sempre.

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.