Gripe – Sintomas, Prevenção e Tratamento

As gripes são muito comuns em todos os países, são causadas por vírus transmitidos através do ar. Esses podem ser transmitidos de pessoa para pessoa através da respiração, gotículas de espirro, entre outras maneiras. As gripes já possuem relatos bastante significativos com a população de muitos países, isso porque os vírus causadores da gripe estão sempre sofrendo mutações para se fortalecerem e se adaptarem em diversas situações, assim criando resistências contra o nosso sistema imunológico, que levará um tempo para criar imunidade sobre esse novo vírus.

Devido à esse fato, algumas gripes causam muitos danos à saúde em vários países chegando a se tornar quase uma epidemia, um ótimo exemplo para isso foi a gripe H1N1 que atingiu alguns países como o Brasil, e outros localizados mais para o norte. Esses vírus são transmitidos facilmente, e na maioria das vezes leva algum tempo para ser fabricada a vacina contra esse agente. Uma das maneiras de evitar a contração da gripe seria evitando lugares muito fechados e com grande número de pessoas, manter a higiene constantemente e fortalecendo o seu sistema imunológico, dessa forma os fumantes, grávidas, idosos e bebês são os mais vulneráveis.

Os tratamentos para a gripe são variados e dependem de cada vírus. É importante que as pessoas gripadas consultem um médico e jamais se auto-mediquem, quando o quadro não é diagnosticado é muito arriscado ingerir qualquer remédio que não seja o adequado para o combate do vírus. Os sintomas mais comuns são a febre, dores no corpo, dores de cabeça, cansaço físico, entre outros. É importante não ingerir os remédios para tratar somente os sintomas, mas sim a causa deles, ou seja, ingerir os medicamentos certos para destruir o vírus.

Gripe – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Avalie esse artigo: