Guia Rápido para escolher o seu Fatiador de Frios

Um fatiador de frios é um item indispensável e aplicável em diversos negócios, como lanchonetes, restaurantes, padarias e supermercados. E ajudam na otimização do tempo de preparo das refeições, aumentando a produtividade na cozinha e agregando ainda mais valor ao sabor dos alimentos.

Guia Rápido para escolher o seu Fatiador de Frios

É um equipamento conhecido por ter um design moderno e ser versátil, seguro e resistente, de fácil higienização e manuseio. 

Você quer escolher um bom fatiador de frios para o seu estabelecimento mas não sabe como fazer isso?

Neste artigo nós vamos te fornecer um guia rápido para te ajudar a escolher o fatiador de frios, bem como todas as regulamentações que são estabelecidas pela portaria do Inmetro.

Requisitos para fatiadores de frios

Quando for escolher o modelo de fatiador de frios ideal para o seu negócio, alguns fatores importantes, como a eficiência e segurança do equipamento, devem ser levados em consideração. 

O modelo precisa atender as especificações, regulamentações e normas recentes estabelecidas pelo Inmetro e Ministério do Trabalho.

Todo estabelecimento, no ramo varejista e atacadista, precisa se atentar ao fato de que os fatiadores de frios atendam a Portaria 371/2009 do Inmetro e estejam em conformidade com a NR-12 do Ministério do Trabalho.

Os fatiadores devem ter o selo de aprovação fixo no próprio equipamento, afiador de lâmina integrado para evitar acidentes durante sua colocação e um disjuntor elétrico para impedir a sobrecorrente.

É indispensável que o equipamento tenha painéis de comando de fácil acesso, dispositivos que impeçam o funcionamento caso sejam energizados, cabo de alimentação certificado e proteções para lâminas de corte.

E além das questões técnicas, você também poderá ficar de olhos se o fatiador de frios possui as importantes características que descreveremos a seguir.

Performance

Para ter um aparelho com boa performance, você terá que analisar qual a tecnologia e a qualidade da lâmina.

Ao identificar as especificações, veja se é possível realizar cortes com diferentes espessuras para manter o padrão. Além disso, é importante que ele entregue 40 fatias por minuto.

Verificar a finalidade para que o equipamento será utilizado também vai te auxiliar na hora da escolha. Por exemplo, se você trabalha com alimentos com dimensão maior, como embutidos italianos, será preciso um fatiador com lâmina de 350 mm.

Se você trabalha com produtos menores, a dimensão da lâmina deverá ser menor, como em torno de 300 mm.

Higienização

O aparelho precisa ser de fácil higienização, pois é utilizado com constância e fica com restos de alimentos e se apresenta dificuldade para ser higienizado, podem ocorrer danos.

Se não houver uma limpeza periódica no fatiador de frios, o acúmulo de alimentos pode contaminar outros alimentos, o que causará choque por infringir a legislação sanitária.

Por isso, se o aparelho possui uma construção muito complexa, a limpeza será mais difícil e tomará muito mais tempo. Opte por aparelhos com superfície lisa e arredondadas que evitam a proliferação de microrganismos.

Material

Prefira um fatiador de frios que é fabricado em alumínio anodizado e aço inoxidável, pois eles não permitem a entrada de gorduras e líquidos presentes nos frios. Esses compostos são responsáveis por enferrujar o aparelho. Isso também vale para os fatiadores de frios domésticos. 

Recursos

Analise os recursos que o fatiador industrial traz para você, como por exemplo, o design ergonômico, ajuste de velocidade,  pré-seleção da quantidade de fatias a serem cortadas e melhor distribuídas na embalagem e vários outros.

Segurança

Certifique-se de que o fatiador de frios possui o selo do Inmetro e as certificações que são requeridas pela Portaria 371/2009. Avalie se ele possui os recursos de segurança no próprio equipamento, recursos de proteção contra descarga de corrente e proteção das lâminas.

Lembre-se de que todo fatiador de frios precisa ter qualidade e segurança, garantir uma boa higiene e trabalho ergonômico a quem for manusear.

Você já sabia desses detalhes sobre o fatiador? Deixe aqui nos comentários!