Importando seu blog para o Brogui

Para quem sempre quis ter um blog e não sabia como, ou estava insatisfeito com os serviços que existem hoje, aqui vai uma dica quente…

No dia 18 de Agosto foi lançado o Brogui Blogs, um serviço de criação e hospedagem de blogs extremamente promissor.

Agora, mesmo o usuário mais leigo pode criar um blog com poucos cliques, totalmente gratuito e com aparência profissional. O Brogui Blogs, ao contrário de outros serviços de criação de blogs, não possui nenhum tipo de limite imposto. A banda, o número de posts, imagens, comentários, capacidade de armazenamento, tudo ilimitado.

O serviço oferece também opções para aqueles que desejam funcionalidades mais avançadas. Acesso ao FTP, código livre e aberto.

Considero uma excelente opção para quem tem um blog no BlogSpot ou no WordPress e gostaria de ter mais liberdade para mexer no código, instalar plugins e otimizar o blog, sem custos! Mas também é uma ótima opção para marinheiros de primeira blogagem 😀

Para ilustrar melhor, decidi migrar meu blog pessoal, antes dentro do wordpress.com, para dentro do Brogui. Veja como o processo foi simples e indolor:

  • Acesse o Brogui Blogs e clique na opção Cadastro

cadastro

  • Preencha os campos com os seus dados. Lembre-se de seu usuário e senha, você vai precisar!

brogui blogs

  • Na próxima tela você define o Título do seu blog, a categoria e a descrição. é possível também subir uma imagem representativa do seu blog. Ela pode ser usado caso seu blog seja selecionado como “Blog da semana”, indo para a capa do Brogui Blogs.

brogui blogs

  • Pronto, seu Brogui está criado! Leia bem e guarde essa mensagem de confirmação, pois ela possui informações que você pode precisar. Veja também a nota falando sobre o Frogui, novidade que deve ser lançada em breve 😉

brogui blogs

  • Para quem só queria criar um blog novo, o tutorial acaba aqui, simples e rápido. Para quem quer migrar seu blog antigo para o Brogui, é só continuar lendo!
  • Meu blog foi criado em cima do sistema wordpress. O que precisamos fazer agora é exportar o banco de dados do blog para depois importar dentro do Brogui Blogs. Isso fará com que todos os textos e comentários sejam transferidos de forma simples e rápida.

Para isso, acesso o painel Admin do seu blog e clique na aba Gerenciar > Exportar

brogui blogs

  • O WordPress irá gerar um arquivo .xml, que deve ser salvo em qualquer lugar no seu computador.
  • Agora, acesso o painel Admin do seu Brogui criado > usuario.brogui.com/wp-admin. Utilize para isso o usuário e senha que você cadastrou nos passos anteriores.

brogui blogs

  • Já no painel, acesse Gerenciar > Importar

brogui blogs

  • Selecionamos a opção WordPress, já que estamos importando um banco de dados que antes estava no WordPress.

brogui blogs

  • Selecione o arquivo xml que você salvou anteriormente no seu micro.

brogui blogs

  • Pronto, seu brogui está criado, importado e com cheirinho de novo. Agora é só (re)começar a brogar!

Para quem quer aprender mais sobre wordpress, manhas, truques e afins, sugiro visitar o Pblog. Lá você encontra um ótimo material sobre esse sistema.

Importando seu blog para o Brogui
Avalie esse artigo:

2 Comments

  1. Carlos Fran 25/08/2008
  2. Fabíola 27/06/2009

Add Comment