Intolerância á Lactose Sintomas Bebê

Nos primeiros meses de vida o leite materno é o único principal alimento do bebê, o qual oferece ao recém-nascido os nutrientes e água (hidratação) para o desenvolvimento e crescimento. Além disso, o leite protege o bebe devido à presença de anticorpos, macrófagos, leucócitos, ácidos graxos, neutrófilos, fator bifidus, lípase e outros contra infecções da infância. No entanto, há bebês que nascem com um problema denominado de intolerância a lactose, o qual como o próprio nome já diz, é a incapacidade de digerir a lactose devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas. Existem três tipos de intolerância a lactose, sendo a mais rara a congênita, a qual acontece após o nascimento do bebê. Já as outras duas ocorrem após o intestino sofrer com doenças e com a diminuição progressiva da digestão da lactose.

Logo a primeira amamentação o bebê começa a apresentar os sintomas da intolerância a lactose, como cólica intestinal, diarréia, flatulências, náuseas e dor abdominal. Geralmente os primeiros sintomas começam a aparecer após trinta minutos da ingestão da lactose, sendo que a sua intensidade pode variar e depende diretamente da quantidade de leite ingerida. A intolerância está voltada a mucosa da parede intestinal, a qual é responsável pela produção e liberação de enzimas digestivas, as denominadas lactase, a qual a função de digerir a lactose. Contudo, tendo uma pequena produção ou tendo uma produção pequena de lactase, lactose é identificada no intestino como um antígeno e as células do sistema imune iniciam o ataque a este ‘antígeno’, e consequentemente há a agressão da parede do intestino resultando em tais sintomas.

Contudo, atualmente existem diferentes formulas indústrias com leite de vaca sem lactose, sendo que há crianças que podem fazer a ingestão de leite apenas em pequenas quantidades e intervalos longos, ou seja, há bebês que toleram o iogurte e outros não. A vida da criança não está comprometida e muito menos a sua saúde, assim a única medida a ser tomada é evitar a ingestão de lactose.