Licenciamento de Veículos 2011 – Datas e Placas

O sonho de muitas pessoas ao redor do mundo é poder adquirir seu próprio carro para facilitar a locomoção da família e amigos, sendo para diversão, necessidades ou trabalho. Os veículos estão cada vez mais sofisticados e tecnológicos, justamente para aumentar a segurança e conforto durante a caminhada, sendo curta ou longa.

Mas tudo tem seu preço, atualmente precisa-se estar sempre pagando impostos por tudo que é consumido, e o licenciamento é um imposto brasileiro que deve ser pago por todos os proprietários de veículos junto com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), para a circulação nas cidades e rodovias, e caso o licenciamento não seja pago ou esteja atrasado, o veículo é apreendido até que a dívida seja quitada e o condutor do veículo será multado no valor de R$ 191,54 e a inclusão de sete pontos na carteira de motorista.

O procedimento serve para confirmar de que o veículo esteja em conformidades para locomoção em segurança e que não esteja afetando o ambiente. Para cada proprietário de um determinado veículo existe uma data definida para o pagamento através do último número da placa do veículo e a cada pagamento, o condutor recebe um comprovante de pagamento, o CRLV, que deve ser carregado junto aos documentos do veículo.

O último número da placa do veículo indica qual é o mês que deve ser pago o devido licenciamento do veículo, assim para facilitar veja a tabela abaixo:

0-      Dezembro

1-        Abril

2-       Maio

3-       Junho

4-      Julho

5-      Agosto

6-      Agosto

7-      Setembro

8-      Outubro

9-      Novembro

O DENTRAN (Departamento de Trânsito) é quem recebe o pagamento e cobrança do veículo, sendo assim, o pagamento deve ser efetuado no DENTRAN. No site www.detran.sp.gov.br (caso seja outro estado, mude as siglas) pode ser consultado se o licenciamento do veículo está em dia facilitando a locomoção.

Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se à um banco credenciado ao DETRAN, levando a documentação exigida (RG, CRLV do ano interior, Comprovante de pagamento do seguro obrigatório, Comprovante de pagamento do IPVA e Comprovante de pagamento de multas caso haja), depois informe o número do RENAVAM (uma espécie de número de identidade do veículo), em seguida será entregue o valor da taxa e depois é só pagar e esperar através do Correio o novo CRLV.

Com o pagamento em dia, a locomoção do dia-a-dia será muito mais tranquila, deixando a consciência limpa e sem preocupações, e em caso de auxílio por acidentes, eles liberam R$ 2.000,00 para as despesas caso esteja tudo pago corretamente.

Licenciamento de Veículos 2011 – Datas e Placas
Avalie esse artigo: