No Rio de Janeiro não é diferente do resto do País os proprietários de carros cariocas também tem que pagar o licenciamento de seus carros, além de todas as taxas como IPVA e Seguro Obrigatório, ter carro hoje em dia requer ter muito dinheiro para pagar tantos tributos e taxas estabelecidos pelo governo que a cada dia que passa aumenta mais o numero de sua arrecadação com esses impostos.
Quando é feito licenciamento é entregue para o proprietário do veículo o (CRLV) Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, sem esse documento o carro não tem autorização do estado para circular pelas ruas o não pagamento pode causar dor de cabeça para o proprietário como multa no valor de R$ 191,54 sem contar os pontos na carteira por infração gravíssima que de uma só vez são computados sete pontos, além da apreensão do veículo.
Antes de pagar o licenciamento o proprietário deve levar o carro para a revisão em um dos postos autorizados pelo Detran-RJ, para saber o local exato basta entrar no site. No Rio de Janeiro o licenciamento pode ser pago em três vezes ou se preferir ter um desconto no pagamento à vista. É necessário que o proprietário antes de pagar o licenciamento tenha o comprovante do pagamento do IPVA e do Seguro Obrigatório, são pequenos detalhes que fazem a diferença na hora de licenciar e evita aborrecimentos futuros.
Fique de olho na tabela para licenciar o seu veículo, o mês do licenciamento é referente com o final da placa;
Final da placa | Prazo final para Renovação |
1 | abril |
2 | até maio |
3 | até junho |
4 | até julho |
5 e 6 | até agosto |
7 | até setembro |
8 | até outubro |
9 | até novembro |
0 | até dezembro |
Preste atenção no mês do seu licenciamento para maiores informações o Detran-RJ possui um site com todas as informações necessárias para facilitar o pagamento http://www.detran.rj.gov.br