Live Earth “lavando a louÇAa da mamãe”

Todos querem salvar o mundo, mas ninguém quer lavara louça da mamãe“. Bem, alguns lavam sim.

Muitos podem dizer que essa história do Al Gore com o meio ambiente é pura politicagem. Ok, pode ser, mas mesmo que for, alguma coisa ele já fez.

Depois de ganhar o Oscar de melhor documentário com o aclamadíssimo An Inconveniet Truth, desta vez organizou o gigantesco evento Live Earth.

Como foi

O Live Earth foi um evento global para movimentar o mundo e chamar a atenção para a questão do aquecimento global.

Quando digo “evento global”, realmente quero dizer isso. O evento foi realizado simultaneamente em diversos países, com diversos artistas famosos, entre eles:

  • Rio de Janeiro: Jorge Ben Jor, Marcelo D2, O Rappa, Macy Gray, Vanessa da Mata, Lenny Kravitz, Xuxa
  • Sidney: Jack Johnson.
  • Tóquio: Linkin Park.
  • Hamburgo: Enrique Iglesias, Shakira, MIA, Maná, Snoop Dogg.
  • Londres: Madonna, Damien Rice, Black Eyed Peas, Duran Duran, Foo Fighters, James Blunt, Pussycat Dolls, Red Hot Chilli Peppers.
  • Nova Iorque: KT Tunshall, Kelly Clarkson, Melissa Etheridge, Alicia Keys John Mayer, Roger Waters.

Ao todo foram 10 shows nos sete continentes.

Não que eu seja fã da Madonna “a não ser dos filmes “exóticos” que ela fez), mas ela criou uma música especialmente para o evento, chamado “Key you”, que ficou realmente bacana e você pode conferir abaixo no vídeo.

Simbolicamente, o evento foi realizado no dia 07/07/07. Isso até me lembra o filme “A Profecia“, lançado no dia 06/06/06. Muito sugestivo.

Para explicar o evento, ninguém melhor que Mr. Al Gore, em pessoa. Ou em holograma.

O evento teve o apoio da Microsoft, mas ao mesmo tempo o protesto de outros, como Ivente Sangalo, que decidiu não participar como forma de protesto aos americanos, maiores poluidores do planeta depois da China e organizadores do evento.
O Evento mais assistido do mundo online

Fato marcante. O Live Earth foi o evento mais assistido via internet da história. O MSN transmitiu o evento ao vivo, assistido por mais de 8 milhões de pessoas, somando 30 milhões de transmissões via streaming.

A Microsoft estava se preparando para o alto tráfego no site desde Fevereiro, informou Lisa Gurry, diretora sênior do MSN.

O evento superou até mesmo o Live 8, transmitido pela AOL em 2005 e ex-detentor do recorde.
Votação da melhor perfomance

Se você acompanhou o show pela TV ou pela internet, pode votar na melhor perfomance dentre os 150 artistas participantes.
Perdeu? Então assista!

Se você não sabia, estava por fora, não tem problema. Entre no link acima e assista ao show do Rio de Janeiro.

Conclusão

Seja por politicagem, sejam eles americanos hipócritas, a verdade é que foi um mega evento que mostrou a força do tema “aquecimento global” nos dias de hoje.

Prova disso são as recentes medidas adotados por Michael Bloomberg, prefeito de Nova York. Michael quer que todos os 13mil táxis da cidade sejam híbridos até 2012. Atualmente apenas 375 o são. O objetivo é reduzir em 30% a emissão de CO2 até lá:

O projeto mais polêmico prevê a cobrança de uma taxa diária para circular na metade sul de Manhattam, a mais engarrafada – o equivalente a R$ 8 para quem mora em Nova York e R$ 16 para quem vem de fora. É um sistema semelhante ao usado em Londres: câmeras vão fazer imagens da placa do carro e a prefeitura manda a conta para o motorista.”

Via Bom dia Brasil

Muitos reclaram, muitos apoiaram. Mas para termos noção da repercurssão que isso tomou, Bloomberg já pensa até em se candidatar a presidente dos EUA.

Tudo bem que a América Latina é responsável por uma taxa baixíssima da poluição mundial, mas onde estão as medidas a favor do meio ambiente aqui? Infelizmente ainda estamos no esquema educação/segurança/saúde e o assunto não tomou grandes rumos por terras tupiniquins.

One Response

Add Comment