LiveMocha – Aprendendo Línguas Com as Mídias Sociais

LiveMocha - aprendendo idiomas

A rede social LiveMocha foi criada visando o aprendizado de idiomas de um jeito mais social, usando todos os recursos que a web 2.0 pode proporcionar ao usuário e estudante. LiveMocha é uma das poucas redes sociais em que vejo aplicada a verdadeira força das mídias sociais e colaboracionismo.

Quando ouvi falar da LiveMocha pela primeira vez, tempos atrás, fiz meu cadastro e larguei-o às traças, como o que acontece usualmente com 98% dos serviços em que me cadastro. Contudo, semanas atrás, resolvi dar uma segunda chance (que na verdade era uma primeira chance ainda).

Na rede, os estudantes são beneficiados com cursos gratuitos de idiomas. Os cursos, todos bem completos e interativos. Ao terminar um exercício, seja escrito ou oral, qualquer pessoa na comunidade pode ajudá-lo, corrigindo suas respostas e indicando melhorias possíveis. E ao contrário do que possa parecer, está CHEIO de gente querendo ajudar.

Um dos grandes motivos para isso, além do altruísmo e boa vontade não tão típicos, é o sistema de pontuação da rede. Quanto mais você ajuda os outros, mais pontos recebe. Futuramente, diz um texto no próprio site, esses pontos poderão até mesmo ser convertidos em dinheiro vivo, ou em novos cursos de idiomas.

Apesar de incrédulo, testei a rede por pouco mais de uma semana. Logo no primeiro dia resolvi ajudar alguns iniciantes em inglês. Menos de 5 minutos depois, 3 pessoas solicitaram conversar comigo num chat interno da rede (você também ganha ponto por utilizar o chat). Em apenas um dia eu conversei com uma peruana, um espanhol e um italiano.

Comecei a fazer um curso iniciante de italiano e me surpreendi mais uma vez com a qualidade do curso. Muito interativo, claro e objetivo. Por fim, na mesma semana, consegui um título de “professor da semana” (não sei se isso é uma coisa difícil de conseguir).

Livemocha está atualmente disponível em português e oferece 11 idiomas (Espanhol, Mandarim, Português, Russo, Inglês, Alemão, Francês, Híndi, Islandês, Italiano e Japonês) para aprendizado.

#Ficadica

14 Comments

  1. VAGNER CLEON
  2. Maria helena
  3. rosana
  4. rosana

Add Comment