Web
Analytics

Lixo Espacial – O Que é? Quais os Perigos?

Lixo não é uma questão apenas do planeta Terra, mas também, do que está em órbita, em volta dela. A semelhança, no entanto, entre o lixo da Terra e o que está em torno dela é que ambos são produzidos pelos homens, já a diferença está na natureza destes lixos sendo que o da Terra é gerado pelas nossas atividades pensadas e impensadas e a que está em órbita, por sua vez, advém de experimentos espaciais.

Entre os dejetos espaciais, por assim dizer, existem escombros de naves espaciais ou até mesmo pequenas peças que em órbita e sem nenhuma função específica podem se tornar sim lixo espacial. Até hoje os detritos do satélite soviético estão por lá, orbitando, como lixo que pra nada serve, aliás de útil, porque eles podem servir é para um grave acidente ao se chocar com alguma espaçonave.

Outro grande problema em torno destas colisões e até mesmo o mais grave até é que estes lixos ao se chocarem com alguma nave em atividade podem colocar em risco até mesmo a vida de astronautas. Como se pode ver, é algo perigoso por todos os lados e que uma solução deve ser encontrada. O problema é como promover uma coleta seletiva na órbita terrestre? Ao menos para os pobres mortais não dá!