Mahalo – Inovando ou na contra-mão?

O que é o Maalo?

O Mahalo é um buscador.

Bom, lendo essa primeira linha você pode pensar: “Buscador? Inovador? Já ouviu falar do Google? Esse cara deve ser bobo.”

Justifico-me:

O Mahalo é um buscador com interferência humana, ou seja, você busca, e quem responde são humanos.

Piorou? Agora você deve estar pensando: “Esse cara é bobo mesmo, eu sabia.”

Calma. Vou tentar novamente:

Mahalo é o primeiro sistema de busca que usa como engine os chamados “guias”. O objetivo e trazer um resultado de busca refinado, livre de spam, phishing, resultados de baixa qualidade ou até com excesso de propaganda.

Curiosidade: Mahalo no Havaí significa “Obrigado”.

Como funciona

Os Guias passam o dia realizando buscas, filtrando spasm, sites virulentos, para retornar os melhores resultados possíveis, mastigados para você.

Assim que o termo é filtrado pelos Guias, vai para o site. Caso você não ache o termo que você procurou, pode solicitar ao Mahalo. Você também pode sugerir novos links para serem incluídos.

Isso torna sua pesquisa muito mais confiável.

Hoje em versão Alpha, o Mahalo já tem 4 mil buscas preparadas para os termos mais procurados na internet e querem chegar aos 10 mil até o final do ano.

 

Análise da idéia

O Mahalo tem investimentos das gigantes News Corp. e a Sequoia Capital. Sendo assim, deve-se considerar apostar algumas fichas no serviço.

Na minha opinião, o Mahalo é uma boa idéia para quem quer fazer uma busca mais qualificada, como por exemplo estudantes e jornalistas. Não é um serviço a ser usado pelas massas, que procuram apenas como roubar senhas no orkut e serial do Windows XP.

Apesar de hoje em dia, a tendência ser automatizar todo e qualquer serviço possível, o Mahalo quebra esse paradigma e começa usar humanos para fazer aquilo que o Google já faz tão bem.

No entanto, se um dia eu quiser fazer uma pesquisa mais profunda e conhecer um tema melhor, é no Mahalo que vou procurar.

Deve-se lembrar no entanto, que 4 mil ou mesmo 10 mil termos de buscar é um número baixíssimo ainda, sem contar que praticamente a totalidade dos termos está em inglês.

No entanto, uma bola dentro é o fato do site retornar uma pesquisa do Google, caso não possua ainda o termo pesquisado no seu banco de dados.

Vale a pena dar uma conferida, e ter o site no seu bookmark, caso um dia venha a precisar.

Add Comment