Web
Analytics

Mais concorrência para o Google…

 

Jimmy Wales, mestre Jedi, domador de dragões e fundador da Wikipédia nas horas vagas, prometeu lançar uma ferramenta de busca que rivalizará o Google. E o mais interessante, um buscador de código aberto!

“A busca é agora uma parte fundamental da infra-estrutura da internet e é fundamental à sociedade como um todo e portanto é importante que nós cidadãos do mundo nos preocupemos com o fato de ela ser uma caixa secreta”, declarou Jimmy.

O projeto está sendo desenvolvido via Wikia, companhia fundada pelo criador da Wikipédia com fins lucrativos.

Mas para criar um mecanismo de busca realmente poderoso, é necessário uma infra-estrutura monstruosa, mas a Wikia promete prover o hardware necessário.

Isso tudo ainda está no papel, ou seja, em fase de planejamento. Porém, é possível que as primeiras versões beta sejam lançados ainda este ano para que a comunidade aponte falhas e bugs e ajude no desenvolvimento.

Um recente estudo mostrou que a força do Google está na marca, e nem tanto nos resultados das buscas. No testeestudo, o usuário deveria escolher qual os melhores resultados das buscas, mas o logo do Google e do Yahoo estavam invertidos, um na página do outro. A maioria dos usuários apontou os resultados do Yahoo, com o logo do Google como melhores. A Wikipédia possui uma marca muito forte também.

O projeto pelo jeito ainda não é muito ambicioso. Eles pretendem morder uma fatia de apenas 2% a 3% do mercado, o que já seria um ótimo negócio, segundo Wales.

Fonte: IDG Now

Add Comment