Inovacões Tecnológicas
Mais revolução: descoberto estado sólido da luz
Uma nova teoria explica que a luz pode se comportar como um sólido. Quem afirma são pesquisadores da Universidade de Melbourne e Cambrigde, na Austrália e Inglaterra, respectivamente.
A luz sólida promete ser a tecnologia do século.
“Fótons de luz sólidos repelem-se mutuamente como acontece com os elétrons. Isto significa que nós podemos controlar os fótons, abrindo as portas para novos tipos de computadores mais rápidos”, diz o Dr. Andrew Greentree.
No entanto, o trabalho formulou apenas uma teoria, sem provas práticas. Durante a pesquisa os cientistas demonstraram na teoria como projetar a transição de fase dos fótons, onde estes se comportam como sólidos.
“Normalmente os fótons fluem livremente mas, nas condições corretas, eles se repelem, e formam um cristal,” diz o cientista.
Computadores
E, como todas as últimas descobertas da ciência, a tecnologia pode ser usada para … (ganha um doce quem adivinhar) ……… super-computadores. O mesmo se aplica a plasmônica ou a computação quântica, ou os novos chips da IBM a vacuo.
Mas o futuro mesmo é aquecimento global 🙂
Super-computadores? Mas como?
Fótons (partículas que compõe a luz) sólidos repelem-se mutuamente, se comportando assim como os eletróns, o que significa que podemos manipulá-los e usá-los, abrindo as portas para uma nova geração de computadores.
Fonte: Inovação Tecnológica
[bl]computadores, quântica, física, plasmônica, fótons, eletróns, livros, chips, processadores, IBM, luz[/bl]
[tags]luz, estado sólido, super-computadores[/tags]

anonimo
06/04/2010 at 23:09
novo chip da ibm, utiliza luz invés de eletricidade para trafegar dados no chip de silício, sendo assim poder controlar melhor o fóton parece ser bastante vantajoso