Mais revolução: descoberto estado sólido da luz

  Uma nova teoria explica que a luz pode se comportar como um sólido. Quem afirma são pesquisadores da Universidade de Melbourne e Cambrigde, na Austrália e Inglaterra, respectivamente.

A luz sólida promete ser a tecnologia do século.

“Fótons de luz sólidos repelem-se mutuamente como acontece com os elétrons. Isto significa que nós podemos controlar os fótons, abrindo as portas para novos tipos de computadores mais rápidos”, diz o Dr. Andrew Greentree.

No entanto, o trabalho formulou apenas uma teoria, sem provas práticas. Durante a pesquisa os cientistas demonstraram na teoria como projetar a transição de fase dos fótons, onde estes se comportam como sólidos.

“Normalmente os fótons fluem livremente mas, nas condições corretas, eles se repelem, e formam um cristal,” diz o cientista.

 

Computadores

E, como todas as últimas descobertas da ciência, a tecnologia pode ser usada para … (ganha um doce quem adivinhar) ……… super-computadores. O mesmo se aplica a plasmônica ou a computação quântica, ou os novos chips da IBM a vacuo.

Mas o futuro mesmo é aquecimento global 🙂

 

Super-computadores? Mas como?

Fótons (partículas que compõe a luz) sólidos repelem-se mutuamente, se comportando assim como os eletróns, o que significa que podemos manipulá-los e usá-los, abrindo as portas para uma nova geração de computadores.

 

Fonte: Inovação Tecnológica

 

[bl]computadores, quântica, física, plasmônica, fótons, eletróns, livros, chips, processadores, IBM, luz[/bl]

[tags]luz, estado sólido, super-computadores[/tags]

Mais revolução: descoberto estado sólido da luz
Avalie esse artigo:

One Response

  1. anonimo 06/04/2010

Add Comment