Para você poder concorrer a uma bolsa de estudo no Prouni – Programa Universidade Para Todos, do Governo Federal, o aluno estudante deve necessariamente ter participado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni.

A inscrição para o Prouni é realizada mediante a nota que o aluno obteve no Enem, essa nota mínima é estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação). As pessoas que desejam concorrer a essas bolsas também devem seguir alguns pré-requisitos, tais como:
– Ter cursado todo o ensino médio em escolas publicas ou em escolas privadas, mediante bolsa integral de estudo da instituição.
– Ter cursado partes do ensino médio em escola pública e parte em escolas privadas, mediante bolsa integral de estudo da instituição.
– Ter ou não algum tipo de deficiência.
– Ser ou não professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício.Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Nota necessária para conseguir uma bolsa do Prouni
Essa é uma das principais duvidas dos candidatos a bolsa universitária, qual é a nota necessária para conseguir uma bolsa integral de estudos pelo Prouni. Essa resposta varia bastante, pois o numero de pessoas inscritas por curso e a media dessas notas obtidas por casa pessoa, interfere diretamente na media geral, ou seja a media da nota para o curso de pedagogia pode ser diferente da media da nota para o curso de administração.

Nas regras do Enem e do Prouni a medeia nada mais é do que uma média aritmética compatível com a nota obtida na média pela maior parte dos inscritos. No ano passado, 2012, a media aritimetica foi de 450 pontos e os candidatos precisavam ter uma nota maior ou igual a essa para poder participar da seleção do Prouni.
Claro que as pessoas que tiverem as maiores notas, poderão concorrer ao curso que desejarem. Quem for destaque poderá ter uma maior chance de ser selecionado.
