O Que é Mentoplastia?

Para quem ainda não conhece ou sabe o que é, a mentoplastia é um procedimento cirúrgico estético que tem como finalidade corrigir deformidades no mento ou queixo, as quais podem ser anomalias voltadas para o crescimento (tamanho grande ou pequeno) ou deformidades causadas por traumatismos ou determinadas doenças. Se desenvolve a partir de fatores genéticos como características familiares ou raciais, e quanto aos traumatismos, estes podem ter acontecido durante a infância afetando o seu crescimento ou afetando a sua estrutura, o que resultou no aparecimento da deformidade.

O diagnóstico da deformidade é feito pelo médico através das queixas feitas pelo paciente, sendo que para os casos de anomalia de crescimento é feito através de um exame clínico, necessitando assim a realização de um telerradiograma de perfil e póstero-anterior com cefalometria. O tratamento, ou seja, a cirurgia é feita apenas quando o paciente sente-se desconfortável com a deformidade do mento, depende da vontade do paciente em se submeter ao procedimento cirúrgico. A mentoplastia pode ter a finalidade de retro-posicionar, encurtar, avançar ou alongar o queixo, desta forma, pode alterar a forma e corrigir desvios.

A anestesia pode ser local ou geral, é um fator que depende do caso, onde é levado em consideração a complexidade da cirurgia. Há casos que para obter o resultado esperado é utilizado materiais aloplásticos e próteses, sendo os mais utilizados o politetrafluoretileno e o silicone rígido. Geralmente o paciente fica com o curativo durante cinco a sete dias. Está insatisfeito (a) com o seu queixo? Que tal mudá-lo? Entre em contato com um cirurgião plástico crânio-ma-xilo-facial.