Mitos e verdades sobre uso do salto alto

Os mitos e verdades sobre uso do salto alto geram dúvidas entre as mulheres. Elas desejam ficar mais altas, bonitas e elegantes usando uma sandália com salto alto, mas não sabem ao certo como esta vaidade afeta a saúde.

Mitos e verdades sobre uso do salto alto. (Foto: Divulgação)

Mitos e verdades sobre uso do salto alto. (Foto: Divulgação)

Os calçados femininos com salto alto não saem da moda. Eles são retomados a cada temporada em novos formatos, cores e tamanhos. Os fabricantes se preocupam em deixar os pés das mulheres bonitos e também desenvolvem peças que garantem passadas mais confortáveis.

Mitos e verdades sobre uso do salto alto

Confira a seguir os mitos e verdades sobre uso do salto alto:

Todo salto faz mal.

MITO. Os saltos com até 4 cm não prejudicam a saúde, pelo contrário, contribuem com a boa postura.

Salto alto prejudica a coluna.

VERDADE. O salto acima de 4 cm prejudica a postura e pode causar dores. Na tentativa de manter o equilíbrio, a mulher acaba forçando demais a curvatura da sua coluna para trás.

Salto alto causa varizes.

VERDADE. O uso excessivo de calçados com salto alto pode intensificar os problemas de varizes. Isso acontece porque o salto contrai a panturrilha e prejudica a circulação do sangue.

O uso frequente de salto alto causa deformidade nos dedos. (Foto: Divulgação)

O uso frequente de salto alto causa deformidade nos dedos. (Foto: Divulgação)

Salto alto faz mal, mas não deforma.

MITO. Além de fazer mal à saúde, o uso frequente de salto alto também causa deformidade nos dedos dos pés. Com o tempo, pode conduzir a um quadro de degeneração das articulações.

Salto alto altera postura.

VERDADE. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Iowa, nos EUA, mostrou que o salto alto altera a postura da mulher e aumenta a carga depositada nos joelhos.

Salto alto encurta a perna

VERDADE. Um dos tantos problemas desencadeados pelo salto alto é o encurtamento das pernas. Isso acontece porque o uso frequente causa uma intensa mudança na musculatura.

Salto grosso é o mais prejudicial.

MITO. O salto alto e fino é considerado o mais prejudicial à saúde. O salto grosso, na verdade, é uma ótima saída para quem precisa usar salto alto com frequência e deseja prevenir problemas na coluna, nas pernas e nos joelhos. Ele oferece maior sustentação ao corpo.

Salto alto não prejudica o desempenho físico.

MITO. As mulheres que usam salto alto no dia-a-dia e também praticam esportes podem ter o desempenho físico prejudicado. Isso acontece porque o salto encurta os músculos e tendões.

Quem fica muito tempo em pé não deve usar salto alto. (Foto: Divulgação)

Quem fica muito tempo em pé não deve usar salto alto. (Foto: Divulgação)

Quem fica muito tempo em pé não deve usar salto alto.

VERDADE. As mulheres que trabalham muito tempo em pé, como é o caso das professoras, devem evitar o uso de calçados de salto alto diariamente.

Agora que você já conhece os mitos e verdades sobre uso do salto alto, procure ter mais cuidado na hora de montar os looks do dia-a-dia.

Mitos e verdades sobre uso do salto alto
Avalie esse artigo: