Web
Analytics

Moda Sustentável: como renovar o guarda-roupa gastando bem pouco

renovar guarda roupa

À medida que todos nos tornamos cada vez mais informados sobre o impacto ambiental de roupas produzidas em massa, a moda sustentável – juntamente com a fabricação ética – se tornou a palavra de ordem mais importante do mundo fashion. 

A moda sustentável anunciou uma nova era de transparência, com marcas ansiosas por divulgar os méritos de seus têxteis reciclados e processos de fabricação sem desperdício. Porém, essa inovação tem um custo, muitas vezes proibindo aqueles que compram com um orçamento limitado de poder fazer escolhas sustentáveis. Porém, existem maneiras baratas de navegar no cenário da moda sem contribuir para aterros sanitários ou cofres de marcas que não estão preparadas para considerar o futuro do planeta.

Você precisará abordar novas compras com mais consideração, comprando menos, mas comprando melhor – mas é um ajuste mais fácil do que você imagina! Vamos te dar 6 dicas de moda sustentável mostrando como é possível renovar o seu guarda-roupa gastando bem pouco!

COMPRE EM BRECHÓS ONLINE

Existem muitas roupas e acessórios seminovos e de tendência disponíveis a preços mais acessíveis. Uma maneira de incentivar a moda sustentável é comprar nos brechós online, plataformas de compra e venda de peças seminovas por um ótimo custo-benefício. 

Sites como o @cansei_vendi facilitam a navegação e a compra de produtos do mercado second hand da moda de luxo – além de autenticar e verificar as condições de cada item antes de efetuar a venda.

Você tem as maiores marcas de luxo do mundo à sua disposição, tem uma experiência única de compra, amplia e diversifica o seu guarda-roupa, além de tornar o luxo brasileiro mais sustentável e consciente.

PROCURE MARCAS SUSTENTÁVEIS

Sabemos que Stella McCartney e Gabriela Hearst estabelecem o padrão quando se trata de moda sustentável, mas exibir quatro números em um vestido novo não é uma realidade para a maioria das pessoas.

No entanto, existem algumas marcas relativamente acessíveis que possuem credenciais de sustentabilidade impecáveis: fabricação de roupas de forma sustentável, ética e a preços baixos. A know the Origin é uma delas, além de compensar quaisquer emissões, água e resíduos – seus vestidos de inspiração vintage vêm em uma ampla variedade de tamanhos. Outra marca é a People Tree, que fabrica roupas de acordo com altos padrões ambientais desde o início dos anos 90 – os itens cobiçados incluem vestidos de verão florais e jumper. 

O Acey – que usa tecidos de fibra única que são mais fáceis de reciclar e trabalha com um modelo sob demanda (ou seja, as peças são feitas apenas quando são solicitadas para que o desperdício seja minimizado) – cria peças modernas e com preços acessíveis.

Para roupas ativas e loungewear, procure a Ninety Percent – a marca doa 90% de seus lucros a causas beneficentes e às pessoas que projetam e fabricam seus produtos. A Patagônia também é uma escolha forte, pois é uma das marcas mais sustentáveis ​​do mundo – foi pioneira no desenvolvimento de têxteis e reciclados para reparar cada peça que vende ou reciclar qualquer coisa que não possa mais ser reparada.

Também há muita inovação e moda sustentável sustentabilidade nas pequenas empresas – a startup Allbirds, apoiada por Leonardo DiCaprio, faz o que foi aclamado como “os treinadores mais confortáveis ​​do mundo”, com a meia super fina, com sola de cana-de-açúcar, enquanto Veja, popularizada pela Duquesa de Sussex , fornece borracha silvestre e algodão orgânico diretamente das comunidades amazônicas do Brasil.

COMPRE ROUPAS MULTIFUNCIONAIS

A moda sustentável também pode ser versátil! Ao permitir que você crie looks diferentes com uma única peça de roupa, você terá mais desgaste dela e também precisará de menos itens em seu guarda-roupa. Uma boa dica de peça é a calça legging jeans.

Algumas marcas levaram o conceito de multifuncional a um passo adiante ao projetar peças que podem ser usadas de várias maneiras: o vestido Lilah de Boden, com tiras que podem ser usadas como um frente única ou sem alças, enquanto Aday é especialista em conceitos básicos de viagem que transcendem ocasiões. Adoramos o vestido da Back to Front que pode ser usado de cinco maneiras diferentes.

Se o seu orçamento pode atingir esse objetivo, a marca Misha Nonoo, aprovada pela Duquesa de Sussex, tem uma coleção de cápsulas de oito peças versáteis que podem ser usadas de 22 maneiras diferentes, incluindo um blazer que também pode ser usado como vestido. Você pode estar pagando mais por alguns desses itens, mas, com base no custo por desgaste, verá que são as peças mais trabalhadoras do seu guarda-roupa.