
O portão de uma casa é um dos elementos que trazem maior segurança além de complementar a parte estética da casa. Os tamanhos são variados, desde os mais grandes e imponentes até os menores e mais delicados, se revelando assim um componente importante na fachada residencial.
Apesar de ser um item simples, prático e funcional, existem pessoas que ficam em dúvida na hora de escolher o melhor modelo de portão residencial. Para não escolher a peça errada, vários fatores precisam ser considerados, como o estilo arquitetônico, o tipo de abertura, o material e, sobretudo, as dimensões.
Tipos de Portões

A maioria das construções aproveita o espaço limite do lote, geralmente rente a rua, fazendo seu acesso por portões. A primeira preocupação deve ser com relação às dimensões do portão e para que ele servirá. Sendo um portão para garagem o ideal é que ele seja um pouco mais largo do que um carro grande. Assim, o motorista tem uma folga na hora de passar. A altura também é preciso considerar, assim é possível saber que força será necessária para abrir e fechar. Lembrado que quanto maior e mais alto for o portão, mais pesado ele será e, portanto, mais força (manual ou um motor mais parrudo) será necessária para manuseá-lo.
Materiais
Os portões hoje em dia são feitos de diversos tipos de material, os mais utilizados ainda dão ferro, alumínio e madeira. O que é importante verificar, além do fator estético, é a resistência, o peso e a durabilidade. Um portão de segurança deve ser fabricado com materiais mais resistentes e fortes. Portões muito grandes de ferro, por exemplo, tendem a ficar muito pesados. Se o acionamento for manual, pode ser difícil manuseá-lo. Se o acionamento for automático, será necessário um motor mais forte e caro para abri-lo. O alumínio, nesse caso, pode ser uma boa opção para se ter um portão grande, leve e durável. Entretanto, o alumínio é mais caro.
Modelos de portões para garagem

O portão de garagem basculante ou de elevação são os que atendem melhor as necessidades de quem procura utilizá-los em garagens. O mecanismo funciona levantando a sua folha fixa por meio de guias laterais e contrapesos, movidos por um sistema de cabos de aço e polias que movimentam o portão. Quando é acionado ele é puxado pelos cabos de aço e a barra de torção funciona como elemento balanceador do movimento do portão. Cada centímetro elevado de um lado, corresponde à mesma elevação do lado oposto, de tal modo que o portão levanta por igual.

Já o portão de garagem deslizante funciona movido por um grupo moto-redutor que, por meio de uma engrenagem, empurra uma régua de cremalheira presa no portão, de modo que ele se move fechando e abrindo. O portão automatizado deslizante é de simples instalação e muito popular.

O portão pivotante funciona sobre pivots, que o sustentam. Normalmente esses pivots não são suficientemente fortes para mantê-lo no prumo. Em caso de automatização, esse tipo de portão recebe uma carga extra de peso, por causa do peso próprio dos moto-redutores e também pelos esforços mecânicos aplicados pelo cilindro do grupo moto-redutor durante a abertura ou fechamento.