Modo de correto de consumir amendoim

Como aperitivo ou doce, o amendoim é uma delícia. O brasileiro adora o amendoim de várias maneiras. Veja só como é grande a popularidade do amendoim: 75% dos brasileiros costumam comer essa leguminosa, que é ‘parente’ do feijão e da soja. Mesmo consumindo muito o amendoim, 63% dos entrevistados do Ibope para uma pesquisa encomendada pela Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados não sabem as propriedades nutricionais da semente e 12% acreditam que ela é constituída somente de gordura e colesterol ruim.

 

Coma amendoim do jeito certo (Foto: Divulgação)

Coma amendoim do jeito certo (Foto: Divulgação)

 Amendoim pode ajudar a emagrecer

O amendoim é bastante calórico, mas pode ser um aliado da boa forma, isso porque ele deixa a sensação de saciedade é alta, deixando a barriga cheia por mais tempo. Mas é necessário mastigar o amendoim muito bem, para que a sensação de saciedade funcione bem, e as fibras do amendoim sejam quebradas.

Pesquisa mostra benefícios do amendoim

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo realizaram um estudo onde observaram ratos que o consumiam regularmente o amendoim e chegaram a duas conclusões importantes sobre essa leguminosa: o amendoim ajudou a controlar o peso dos animais e mesmo sendo muito bem triturado, o amendoim não teve todas as moléculas de gordura quebrada.

Já o estudo da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, mostrou que o amendoim acelera em 11% a mais o metabolismo, pelo menos foi assim com os ratos. Para ter o amendoim como aliado da dieta, inclua ele Na alimentação como tempero de saladas e pratos, ou adicione ele como lanchinho da tarde.

Modo de correto de consumir amendoim 01

O modo mais correto de consumir o amendoim

Não consuma o amendoim desmedidamente, principalmente as suas versões industrializadas. O ideal é torrar o amendoim em casa mesmo. Para isso, pegue uma panela antiaderente, unte com uma quantidade pequena de óleo de girassol ou canola, e mexa bem, em fogo médio, até as casquinhas saírem com o calor. Deixe esfriar e esfregue as mãos no amendoim para tirar a casquinha.

O modo certo de consumir o amendoim não é comer uma paçoca todos os dias, ou introduzir na alimentação um balde de amendoim. Bom mesmo é ser prudente, e comer no máximo uma xícara de café de amendoim no dia. Assim, evita excessos e ganho de peso. Não exagere no sal do amendoim, e muito menos no açúcar.

Modo de correto de consumir amendoim
Avalie esse artigo: