Motivação para estudar para concurso público

A estabilidade e o salário acima da média para a maioria dos cargos são os responsáveis pela grande concorrência dos concursos públicos. Por isso, para ser um dos contemplados é necessário muito estudo e dedicação. Quem está almejando isso para sua carreira profissional não pode desanimar, pois a aprovação pode demorar algum tempo, além disso, é preciso se dedicar. Confira a seguir algumas de motivação para continuar estudando para concursos públicos:

Administre bem o seu estudo (foto: Divulgação)

Administre bem o seu estudo (foto: Divulgação)

Não exija demais de você durante os estudos

Com certeza é necessário criar uma rotina de estudos diárias, com uma certa periodicidade para o estudo de algumas disciplinas. Porém, não fique 12 horas do dia debruçado sobre livros. Sua mente precisa descansar. Não há motivação do mundo que vença o cansaço e a exaustão. A cobrança em excesso só te prejudica e se ela partir de familiares e amigos trate logo de dizer para eles serem menos duros com você, para o seu próprio bem.

Respeite os intervalos entre os estudos

A rotina de estudos para um concurso público deve ser respeitada, no entanto, com pausas de 15 minutos a cada 1h30, ou no máximo 2h. Se você criar rotinas de estudos em turnos diferentes, dê uma pausa maior entre os turnos de pelo menos de 1 hora. Durante o intervalo, descanse a mente de verdade, escutando música ou até mesmo assistindo televisão.

Se der para praticar uma atividade física, ótimo. Só não vale se sabotar e ler, por exemplo, mesmo se o livro não tiver a ver com a matéria de estudo, pois a mente continuará trabalhando firme e forte, e a visão também, ambas em sua potência quase máxima. Bom mesmo é cuidar de você, nem se for por alguns minutinhos do dia.

Administre bem o seu tempo (Foto: Divulgação)

Administre bem o seu tempo (Foto: Divulgação)

Procure se recompensar depois de um concurso público

Após meses de dedicação é importante se recompensar. A motivação nos estudos de um concurso público deve ser constante, inclusive depois que você prestou mais um, mesmo se não foi aprovado. Tire uma semana de folga antes de pegar firme de novo para o próximo concurso. Se permita sair com os amigos, assistir filmes no cinema ou até mesmo em casa. Com certa o descanso e a motivação vão te ajudar a conquistar seu espaço na área pública.

Motivação para estudar para concurso público
Avalie esse artigo: