Motivação para o trabalho: como adquirir

Quem trabalha há muitos anos em uma mesma empresa, pode ficar satisfeito com esse sinal de que é um bom funcionário. Porém, essa rotina similar por muito tempo faz com que o cansaço chegue e a motivação vá embora. Para manter a animado mesmo depois de muito tempo de trabalho em uma mesma companhia é preciso procurar as promoções, e outros tantos meios de motivações. Confira a seguir nossas dicas:

Participe de processos de seleção (Foto: divulgação)

Participe de processos de seleção (Foto: divulgação)

Aprenda a fazer coisas diferentes

Ficar muito anos na mesma empresa exercendo a mesma função não quer dizer que você é o melhor funcionário do mundo. Bom mesmo é ficar 20 anos na companhia ganhando aumentos e promoções anuais ou semestrais, e mesmo assim, continuar crescendo e aprendendo mais. Saia da sua zona de conforto e busque novas experiências. A desmotivação não alcança quem sempre está querendo aprender algo novo.

Não exagere na dedicação ao emprego

Jamais deixe de fazer o seu horário de pausa, almoço ou fique se matando de trabalhar em casa ou fazendo hora extra todos os dias a ponto de se esquecer o horário certo de ir embora. A empresa precisa de pessoas que vista a camisa, mas você precisa viver. O trabalho é necessário para ter dinheiro para o lazer, por isso, invista em viagens, saia no final de semana com família e faça o possível para não passar tempo demais trabalhando. As empresas não pensarão duas vezes na hora de cortar gastos e se tiverem que te demitir para sobreviver a crise isso será feito. Além disso, funcionário motivado é aquele que sabe equilibrar sua rotina.

O concurso público sempre é concorrido (foto: Divulgação)

O concurso público sempre é concorrido (foto: Divulgação)

Saiba identificar a hora de mudar de empresa

Para se manter motivado em seu trabalho é preciso estar, acima de tudo, feliz com o que faz. Avalie francamente se está valendo a pena passar 8 horas do dia (se não mais) investindo nessa companhia ou função. Veja se os motivos da sua insatisfação é a rotina, o cargo, a empresa, os colegas de trabalho ou sua postura. Se a sua insatisfação tiver a ver com o ambiente, cargo ou função converse com o seu supervisor, busque um remanejamento de área ou uma promoção, se não for possível procure outro emprego. Saber a hora certa de sair de uma empresa é essencial para permanecer motivado com relação a sua carreira profissional.

Motivação para o trabalho: como adquirir
Avalie esse artigo: