Móveis de madeira: como proteger

Existem muitas pessoas que gostam de decoração na casa feitas de madeira, podem ser ela de derrubamento, novos, moveis tradicionais ou não, eles moveis e decorações são muito lindos, mas a grande pergunta é: como cuidar certo da madeira para que ela não venha a se desgastar com o tempo? Pensando nessa pergunta, que aflige muitas pessoas, reunimos algumas dicas de como tratar de maneira correta a madeira de móveis rústicos e outros objetos feitos com a madeira.

Móveis de madeira como proteger

Móveis de madeira como proteger

Móveis de madeira

As moradias que tem moveis de madeira e objetos de madeira apresentam um ambiente muito confortável e elegante. Com acabamentos muito bem feitos, esses moveis proporcionam muito aconchego para quem visita esse locais.

Mas é preciso ter alguns cuidados com os moveis que tendem a ficar do lado externo da casa e também com os que ficam do lado interno da mesma. As madeiras que ficam expostas a climas extremos como expostos ao sol, chuva e até aos insetos que roem as madeiras, podem sofrer muito e quem saber perder toda a peça.

Dicas de como proteger os móveis de madeira

Móveis de madeira como proteger

Móveis de madeira como proteger

1 – As madeiras que ficam expostas a umidade, tempo e maresia, geralmente perdem o seu brilho e seu aspecto natural em pouquíssimo tempo. Para podermos combater as agressões do tempo toda madeira deve ser envernizada. Existem vários tipos de produtos destinados para madeiras, com muitas finalidades, como repelir a água. Os bom vernizes tem versões com poliuretano e filtro solar.

2 – Porem alem da proteção, os vernizes ajudam a aumentar a cor natural da madeira, deixando o acabamento mais bonito e brilhante. Esses produtos são mais indicados para portões, janelas, lambris, moveis em vime e outras superfícies internas.

Móveis de madeira como proteger

Móveis de madeira como proteger

3 – Caso a camada primaria de verniz esteja danificada, recomendamos que você retire todo esse verniz antigo com um raspador e lixa. Passe uma primeira demão de verniz e deixe secar por 12 horas, daí sim aplique a segunda demão. Para aplicar o verniz, homogeneíze bem e tente diluir com aguarrás.

4 – Para manter a conservação indicamos evitar passar panos muito molhados nos moveis de madeira. Para a limpeza vale a pena sempre utilizar panos secos com produtos específicos para limpeza de madeira.

Móveis de madeira como proteger

Móveis de madeira como proteger

Móveis de madeira: como proteger
Avalie esse artigo: