NetVibes Ginger – O Melhor Desktop/Página Inicial da Web!

Todo mundo que costuma acessar a web diariamente traça, mesmo que não conscientemente, uma rotina. Abre os e-mails, abre o Orkut para olhar recados, vê vídeos no Youtube, lê as últimas notícias, isso só para começar. Heavy users ainda acessam o Twitter, Delicious, lêem blogs, vêem fotos no Flickr, abrem o Gtalk junto com Messenger, etc.

Entrar em todos esses serviços pode levar algum tempo, portanto, nada melhor do que concentrá-los em uma só página. Essa é a proposta do NetVibes, agora em sua nova versão Netvibes Ginger.

Apesar de muitos pensarem nele como um simples agregador de feeds, o NetVibes é hoje a página inicial mais poderosa da internet, superando de longe, IGoogle, My Yahoo! e afins. Com combustível movido a muito RSS, o NetVibes se divide em abas, e dentro dessas abas, módulos. Até aí, nenhuma novidade. O forte do serviço são os módulos de conteúdo e widgets. Colocando um módulo para busca de vídeos, para procura no Youtube, Metacafe, MySpace, etc. Para buscar imagens, Flickr, Google, Ask, Yahoo, etc. Existem módulos para checar seus e-mails, acessar seu Facebook, MySpace, ver os aniversários e recados do Orkut e tudo isso sem sair da sua página inicial. Sem abrir mão da interface intuitiva e amigável, o leitor de feeds passa a ser apenas o arroz e feijão básico. Uma das vantagens é ter interface em vários idiomas, inclusive português.

netvibes

Já o novo NetVibes Ginger permite ir um pouco além. Agora, você monta o seu Universo particular, adicionando amigos e compartilhando suas atividades e feeds. Você e seus amigos podem adicionar comentários nessas atividades compartilhadas. Para montar o seu Universe e tornar parte do seu perfil pessoal público é só ir clicando e compartilhando. Se quiser deixar módulos ou feeds somente no seu perfil pessoal, isso também é possível, claro.

Se você usa outro serviço para ler seus feeds e está preocupado em ter que adicioná-los novamente um a um, o NetVibes permite que você importe/exporte sua lista de RSS. Todos esses serviços podem encher os olhos, mas tome cuidado, para monitores pequenos e com baixa resolução, o NetVibes pode se tornar uma página muito poluída se você se empolgar adicionando janelas.

Cada usuário agora possui um breve perfil, que permite que seus amigos o encontrem na rede e passem a seguí-lo, ficando de olho nos seus últimos “favoritados” e atividades no NetVibes. Se você quer dar uma olhada no meu perfil, ver os feeds que leio (acabei de fazer uma limpa) e também dar uma olhada em outros perfis meus na web, acesse o meu “Universo” e sinta-se a vontade para me adicionar.

4 comentários

  1. Tiago Celestino

    Eu usava o Pageflakes, mas o NetVibes realmente é uma boa opção para quem quer tudo no mesmo lugar.

  2. Renato Shirakashi

    Sempre gostei do Netvibes, uso-o até hoje. Não sei porque, mas consigo me organizar muito melhor com ele do que com o google reader!

    Além disso, como você disse, consigo colocar módulos nele e acomapnhar visualmente vários serviços ao mesmo tempo

    Ótima dica gabriel

    Abs
    Renato
    shirakashi.wordpress.com

  3. Lu Monte

    Já tentei usar o Netvibes duas vezes: logo que lançaram (cheeeio de bugs) e cerca de um ano depois. De repente está na hora de tentar de novo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *